Design

3 hábitos que vão melhorar seu trabalho em home office    

Trabalhar em home office é mais difícil do que se imagina.

Olá, pessoas!

Trabalhar em home office, ao contrário do que muitos pensam não é tarefa fácil. Não é acordar em qualquer hora e trabalhar na hora que quer. Na verdade, quem dera que fosse assim.

Ter que desempenhar papéis estando em casa é muito difícil porque nosso cérebro entende que aquele lugar é basicamente pra descansar. Então, desconstruir isso não é simples.

Vou te mostrar 3 hábitos que vão melhorar bastante sua produtividade e como ganhar mais tempo e ter mais energia neste artigo. Se liga aí!

#01 – Tenha horários estabelecidos

Ter horários pra tudo o que faz é muito importante afim de criar uma rotina. Não dá pra ser produtivo se em cada dia da semana você acorda em horários diferentes, trabalha em horários diferentes e tudo mais.

Adotar um cronograma baseado na hora é essencial para você conseguir cumprir suas metas e maximizar o seu tempo. Eu por exemplo, sempre sigo um cronograma. O meu funciona na seguinte ordem:

– Acordo;
– Faço uma corrida;
– Café da manhã;
– Leitura e devocional;
– Período de estudo;
– Trabalho;
– Pausa pro almoço;
– Retorno ao trabalho;
– Fim de trabalho.

Tem dias que são diferentes por conta de compromissos improváveis (reuniões, coisas pra resolver e outros), mas tenho me acostumado a cumprir essas etapas e minha produtividade tem melhorado muito, além de otimizar o meu tempo. Cada uma dessas coisas tem horários fixos e ao decorrer das demandas, posso tirar algumas pra cumprir prazos ou outras coisas, mas busco cumpri-los.

#02 – Crie uma rotina

Com horários definidos é muito mais fácil criar uma rotina de trabalho e de dia. Você vai conseguir ter um planejamento diário de forma simples e vai ser mais fácil se adaptar.

Nosso cérebro gosta de padrões. Ele realmente gosta de repetições e hábitos já conhecidos. Não dá pra querer ser produtivo, trabalhar, atender clientes, fazer reuniões e tantas outras coisas sem criar uma rotina. É importante saber dividir bem o que é rotina de trabalho e rotina de descanso, por isso o passo anterior é meticuloso.

Sempre vai acontecer algo fora da rotina (carro quebrou, um equipamento deu pau, uma visita chegou…), mas se você tiver uma rotina, adaptar esses contratempos vai ser bem mais prático e fácil.

#03 – Saiba dividir as coisas

O maior desafio do home office é você saber quando parar. É muito difícil conseguir manter um padrão e uma divisão de trabalho e descanso. Por seu trabalho ser dentro da sua casa, muitas vezes não conseguimos fazer essa separação e acabamos trabalhando na hora de descansar e vice-versa.

Você pode trabalhar em qualquer horário. Não precisa ser necessariamente das 08h ás 16h (claro que é importante saber que horários sua empresa ou seus clientes precisam que você esteja a postos), mas saber quando descansar e trabalhar são extremamente importantes até pra a saúde mental.

Muita gente não consegue dividir isso. Principalmente quem trabalha pra muitas empresas em que o chefe manda mensagem às 22h30 pedindo alteração de algum material (e não, você não tem obrigação de fazer nada fora do seu horário). Muitos chefes não entendem essa diferença e os colaboradores acabam se desgastando e passando por vários problemas com isso.

Então, pra fechar, saiba dividir o tempo com sua família, descanso e trabalho. Pra que as coisas não atropelem outras e te atropelem no percurso.
 __

Espero que essas dicas tenham te ajudado a melhorar seu trabalho home office. Não esquece de mandar pra alguém ver esse conteúdo. Tenho certeza que vai ajudar.

Um café e até a próxima.  

Clique aqui para comentar ( )

Somos um veículo que trata sobre Design, Comunicação, Cultura, Artes, Ações criativas e empreendedoras. Acesse diariamente. Você é a nossa inspiração.

Porto Digital
Empresa embarcada no Porto Digital
Email Marketing certified by E-Goi
Um projeto Uncod Pro
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência possível. Se continuar a usar nosso site, entenderemos que você está de acordo.