De criadores de cães que desejam desenvolver ou redesenhar seu site, a passeadores de cachorros, veterinários, treinadores e pet shops, todos os nichos do mercado de animais de estimação estão buscando novas maneiras de se posicionar – e de se destacar – online.
Segundo o site especializado petsalegres.com.br, o Brasil é o segundo mercado mundial de pets, movimentando R$ 20 bilhões em 2018. E em um segmento tão rentável, é cada vez maior o número de competidores e de novos negócios em busca de profissionais do design que os possam ajudar a chegar aos clientes. Para isso, é fundamental transmitir uma mensagem coesa, mostrar suas habilidades e os serviços oferecidos e, claro, investir em um logo que faça com sua que marca seja facilmente reconhecida.
O alcance de uma mensagem poderosa
A mensagem do um pet shop já deve ficar clara logo na homepage, como uma proposta de valor ou um slogan. No entanto, para um verdadeiro impacto, essa mensagem deve estar presente de maneira consistente em todo o site. Ela é a alma da empresa e precisar ser repetida e reafirmada sempre que possível.
Os elementos visuais podem ajudar na missão de transmitir a mensagem de marca. Por exemplo: se a maioria dos clientes são mulheres, use cores femininas e elementos de design em rosa, roxo, verde-azulado e molduras estilizadas. Se a clientela é jovem, profissional e urbana, use fotos de cães passeando entre prédios, fontes em negrito e cores vivas para corresponder às expectativas visuais da demografia do cliente.
Conteúdo consistente para mostrar serviços e habilidades
Que problema o pet shop está resolvendo para os clientes? Por que eles precisam desses serviços? Esse deve ser o centro do conteúdo do site. Concentre-se nas informações que os clientes precisam saber para entender que a empresa é a melhor escolha para eles. Se a mensagem de marca é sobre vida saudável para cães (e é por isso que ele oferecem caminhadas e passeios), você sabe que os usuários se preocupam pela saúde de seus pets tanto quanto a marca.
Mostre belas imagens das opções de petiscos orgânicos com as quais ele trabalha ou os produtos naturais de limpeza que oferece. Descrevendo os serviços da perspectiva de como eles contribuem para a saúde dos cães é a melhor maneira de conseguir a atenção dos clientes.
Um logo inesquecível
Normalmente, ao considerarem as cores que desejam para o novo logotipo, alguns empresários buscam examinar cuidadosamente os logotipos dos concorrentes e de empresas de sucesso do mercado de pets. Esse processo pode fornecer inspiração e idéias sobre as cores mais usadas e servir de orientação sobre os parâmetros da indústria.
Selecionar as melhores cores para o logo não deve ser uma tarefa aleatória e deve ser feita tendo um objetivo claro em mente e que tenha a ver com a mensagem de marca. Ao decidir sobre as melhores combinações de cores para o novo logo do negócio, observe o que cada cor representa para que o logo do petshop não termine parecendo o logo de um escritório de direito.