Freela e Startup 4 dicas para manter seus clientes durante anos

4 dicas para manter seus clientes durante anos

Por Ricardo Arede

É preciso muito trabalho para se conseguir um cliente e é difícil saber como mantê-lo. Pois bem, esta semana deixo aqui algumas dicas, para vos ajudar a não perder um cliente que demorou a ser conquistado.

Diga sempre o que acha

Muitas vezes deparamos com clientes que tem uma ideia, mas que não é a melhor. É nesta altura que podemos marcar a diferença e dizer/ aconselhar o que achamos.

Com os clientes mais difíceis, ao dizermos que a ideia deles não é a melhor, irá gerar discussões, momentos de grande tensão. No entanto, algum tempo depois, irão aperceber-se quem se preocupa com eles e assim conseguem obter a sua confiança e consequentemente um cliente para a vida.

Responda a tudo e de forma rápida

Quando um cliente liga, atenda e veja o que pretende. Por vezes, apetece não atender, pois imagina que será um tédio. No entanto, o facto de estar sempre disponível para o cliente valoriza a sua satisfação e logo não irá procurar outro profissional.

O mesmo acontece com os emails, seja breve, não deixe passar muitos dias e não se esqueça de responder a todas as questões feitas. É preferível excesso de explicação do que menos.

Seja o melhor

Sermos bons a nível de design e atendimento não é simples. Normalmente, as pessoas focam a sua evolução apenas num deles. Porém, é possível serem bons em ambos, se forem teimosos em melhorar e evoluir. Os clientes notarão essa evolução e sentir-se-ão  satisfeitos.

Caso seja um freelancer, é muito importante ser bom em ambos (design e atendimento) e manter uma competição saudável que vá contra outras empresas ou indivíduos, mantendo assim uma evolução constante.

Tenha uma missão

Um criativo tem a capacidade de influenciar as pessoas e tomar decisões. Portanto, a responsabilidade é grande e muitas vezes, não é valorizada.

Tente ajudar, por exemplo, uma instituição, ou faça crescer/ evoluir uma empresa, através do seu trabalho.  Será recompensado de várias formas.

Estas são algumas dicas. Provavelmente existem outras, por isso, caro leitor, se tiver alguma dica que ache pertinente, partilhe-a connosco.

Confira também

Deixar um comentário

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail