Cinema e Séries

4 filmes para entender a cultura do veganismo

Dentro e fora das telas, o veganismo tem se destacado como um estilo de vida, inspirando uma tendência de consumo. Cada vez mais, filmes e documentários de sucesso que despertam o interesse não só de veganos, mas também de diversos curiosos que querem aprender mais sobre o tema.

Famosos como o ganhador do oscar Joaquin Phoenix e sua esposa e atriz Rooney Mara, a cantora Ariana Grande e a atriz Gwyneth Paltrow são alguns adeptos do veganismo que ajudaram a popularizar esta tendência no mundo. 

Uma pesquisa recente da Ibope Inteligência revelou que 14% dos brasileiros com mais de 16 anos, uma média de 22 milhões de pessoas, declaram-se vegetarianos. Segundo dados do Guia de Bem-Estar, essa tendência está relacionada também a um estilo de vida menos consumista e mais minimalista: pessoas que fazem buscam por vegetarianismo, segundo o site, têm mais chances de buscar também por esses outros temas.

Ficou interessado? Confira abaixo quatro dicas de filmes para entender a cultura do veganismo. 

Cowspiracy: O Segredo da Sustentabilidade (2014)

O documentário é dirigido e protagonizado pelo ambientalista Kip Andersen, que denuncia os danos ao meio ambiente e a crueldade da agropecuária intensiva. Ele aborda como este tipo de agropecuária está dizimando os recursos naturais do planeta e por que essa crise tem sido ignorada por grandes grupos ambientalistas.

Com dados impactantes, o filme denuncia a agropecuária como grande responsável pela devastação ambiental e evidencia como o seu poder a impede de ser questionada. Disponível na Netflix, a obra causou polêmica ao criticar organizações como Greenpeace e WWF por sua omissão quanto às consequências do consumo de carne.

Viva e Deixe Viver (2013)

Este clássico documentário trata sobre a relação dos seres humanos com os animais e a opção pelo veganismo. A obra segue ativistas veganos e entrevista os defensores veganos, explorando as razões para a adoção do veganismo e como as pessoas vivem de acordo com esse estilo de vida, além das razões éticas e ambientais em torno da adoção desse estilo de vida. 

A carne é fraca (2005)

Documentário brasileiro produzido pelo instituto Nina Rosa aborda o que está por trás do ato de comer carne: “Alguma vez você já pensou na trajetória de um bife antes de chegar ao seu prato? Nós pesquisamos isso para você e contamos neste documentário aquilo que não é divulgado. Saiba os impactos que esse ato – de comer carne representa para a sua saúde, para os animais e para o planeta.”, diz a apresentação do filme que está disponível gratuitamente na internet. 

Terráqueos (2005)

Este cultuado documentário escrito, dirigido e produzido pelo ambientalista estadunidense Shaun Monson, com narração de Joaquin Phoenix, mostra de forma chocante os maus-tratos aos animais. 

Com câmeras escondidas, revela os bastidores do funcionamento das fazendas industriais e o especismo dos humanos em relação aos animais na alimentação, no vestuário, na medicina, em experimentos científicos e em outras práticas cruéis. 

Clique aqui para comentar ( )