Design

5 dicas para uma decoração minimalista

Foto: Unsplash.com

O minimalismo tem se popularizado nos últimos anos e ganhado cada vez mais adeptos, seja no lifestyle, na arte, nas preferências de consumo e até mesmo como uma filosofia de vida. O conceito surgiu lá na década de 60 representando uma série de movimentos artísticos, culturais e científicos, que tinham como premissa utilizar apenas elementos fundamentais como base de expressão.

O minimalismo também é assunto no MagoDeCasa. Editora do site, a personal organizer Marcela Campos explica que  decorações minimalistas também estão cada vez mais em alta para diversos ambientes da casa e podem ser uma ótima opção para quem deseja trazer um ar de tranquilidade, foco, praticidade e disposição para o lar.

Abaixo você confere 5 dicas para uma decoração minimalista.

1 – O simples é sofisticado

Aqui vale o clichê menos é mais. O minimalismo preza pela funcionalidade. Em um quarto, por exemplo, você se desfaz de diversos itens que não são essenciais e pode investir no design mais arrojado e trabalhado dos móveis e cama.

Itens como luminárias, cômodas e tapete também podem ganhar um destaque especial, trazendo um ar aconchegante ao espaço. Vale salientar que cada móvel é escolhido com cuidado para que ele tenha utilidade além da decoração e não obstrua espaços de circulação.

2 – Cores e linhas retas

Foto: unsplash.com

Toda a decoração minimalista busca trazer um ar de simplicidade. As linhas retas ganham espaço e tudo busca reforçar a sensação de respiro e praticidade. As cores têm um papel fundamental na decoração deste tipo de ambiente. Geralmente o branco, preto, cinza, azul e o bege e outros tons pastéis são interessantes para reforçar este conceito e chegar ao resultado desejado.

3 – Eleja um protagonista

Foto: Unsplash.com

Umas das grandes virtudes de espaços minimalistas é poder realçar algo que seja importante para a decoração. No seu quarto, por exemplo, um quadro centralizado em uma parede lisa pode ganhar destaque.

Já na cozinha um vaso de vidro com uma planta que você goste irá, com certeza, chamar a atenção. Para o seu home office que tal escolher uma luminária de mesa que ilumine e traga aconchego para o ambiente? A ideia é justamente você priorizar algum item que chame a atenção.

4 – Planeje

Foto: Unsplash.com

Praticidade é palavra de honra aqui! Aposte em itens e acessórios que tenham utilidade (às vezes mais do que uma). Aproveite os espaços internos das mobílias, priorize não ocupar os externos para dar uma aparência mais clean ao ambiente. Cada coisa no seu lugar específico dentro de um móvel ou gaveta também irá facilitar a rotina a ajudar a manter o conceito.

5 – Aproveite

Um ambiente minimalista está longe de ser chato, mas pode e deve ter a sua personalidade! Se optar por um espaço deste na sua casa, desfrute da leveza de um espaço livre e da calma que ele pode trazer para a sua rotina.

Em tempos que estamos sendo bombardeados por informações, busca por likes, métricas e filtros, poder desfrutar da sobriedade do simples é um luxo. E ele começa em casa. 

Clique aqui para comentar ( )