Notícias Conheça um pouco mais sobre as famosas pontes de Florianópolis

Conheça um pouco mais sobre as famosas pontes de Florianópolis

Por Igor Cabral

No dia 30 de dezembro de 2019, os florianopolitanos viram a reabertura, para pedestres e ciclistas, da Ponte Hercílio Luz, um dos cartões-postais da capital de Santa Catarina, que estava fechada para obras havia 28 anos.

Desde então, milhares de visitantes foram rever a ponte, considerada um símbolo de Floripa. E quem planeja viajar para a capital catarinense também já pode colocar no roteiro essa estrutura imponente.

E quem pensa em pegar um ônibus da Viação Catarinense para ver de perto a Ponte Hercílio Luz, que é considerada uma das mais belas obras da engenharia brasileira, precisa ajustar bem o roteiro de visitas, pois a cidade tem outras pontes igualmente famosas e vistosas para visitar: a Colombo Salles e a Pedro Ivo são duas delas.

Importância das pontes para Florianópolis 

Muito se falou sobre a reabertura da famosa Ponte Hercílio Luz, uma das mais emblemáticas da cidade de Florianópolis. E é válido lembrar, para quem não se recorda tão bem das aulas de geografia, que a capital catarinense é uma ilha — com cerca de 100 praias — e apenas uma pequena faixa continental.  

Por causa dessa característica geográfica, a cidade, chamada também de Ilha da Magia, precisa tanto das pontes. É com esse tipo de obra infraestrutural que a cidade consegue conectar as suas diversas faixas litorâneas.

Cidade transformou as pontes em cartão-postal 

Florianópolis possui inúmeras belezas naturais como as famosas Jurerê Internacional e as praias da Joaquina, do Campeche e da Barra da Lagoa, que figuram sempre entre as imagens símbolo da cidade. 

Como se não bastassem as paisagens paradisíacas, os florianopolitanos transformaram as mais importantes obras de engenharia, as suas imponentes pontes, em verdadeiros cartões-postais, repetindo um comportamento de cidades de importância mundial, como São Francisco, nos Estados Unidos e Sydney, na Austrália. 

Principais pontes de Floripa

Para quem gosta de visitar obras arquitetônicas e de engenharia deve procurar, em Florianópolis, por três pontes em especial, a supracitada Hercílio Luz e, além desta, as pontes Colombo Salles e Pedro Ivo. 

Hercílio Luz: a ponte mais imponente da capital catarinense

A ponte Hercílio Luz voltou a ganhar destaque na imprensa brasileira por causa de sua reabertura, após 28 anos fechada para obras estruturais. E, apesar de não ser a mais longa da cidade — possui cerca de 800 metros de comprimento —, essa estrutura é a mais antiga ponte de Florianópolis.

A sua construção começou em 1922 e a sua inauguração data de 1926. A Hercílio Luz é uma ponte pênsil, tipo de construção que também é chamada de ponte suspensa — mesmo estilo da famosa Golden Gate, de São Francisco. Se considerarmos esse estilo de engenharia, essa é a maior ponte pênsil do Brasil, o que a coloca como uma das obras mais primorosas da engenharia brasileira.

Por 49 anos, essa foi a única ponte a ligar a região continental — cidade de São José — às áreas peninsulares de Florianópolis. Ou seja, a Hercílio Luz tem uma importância histórica inquestionável. Não por acaso, essa área foi tombada pelo Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico da cidade e é uma das principais imagens da Ilha da Magia. 

Ponte Colombo Salles 

Já a Ponte Colombo Salles foi construída na década de 1970 e começou a operar há 44 anos. É uma das mais extensas da capital catarinense, com mais de 1.200 metros de comprimento, e foi construída com concreto — o que difere da Ponte Hercílio Luz. 

É importante destacar que essa estrutura possui um grande fluxo de carros: são quatro pistas em cada uma das colunas. Por isso, quem quer tirar fotos deve fazê-lo de longe.  

Ponte Pedro Ivo

A estrutura construída mais recentemente é a Ponte Pedro Ivo, cuja inauguração foi feita em 1991. No entanto, sua construção levou cerca de 9 anos, tendo começado em 1982. 

Nota-se que essa ponte foi construída justamente porque a Hercílio Luz ficou interditada para as obras de reparo e de segurança. E, quanto à arquitetura, observa-se que a Pedro Ivo tem um design mais próximo à ponte Colombo Salles. 

Essa também é uma região bastante movimentada da cidade e, para o turista fazer registros com segurança, é indispensável que procure uma área mais afastada, deixando a obra de engenharia ao fundo.  


Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A