Se o consumo desenfreado não é o seu forte e você prefere apostar em objetos alternativos quando o assunto é escolher o que irá compor a decoração da sua casa, nossas 7 dicas de peças criativas podem te dar uma grande ajuda nessa tarefa agradável de ambientar o lar. A palavra de ordem é reaproveitar! O resultado, como você irá ver, não deixa a desejar em estilo e charme.
Escada e caixotes de madeira reutilizados no lavabo
Às vezes desgastados pela ação do tempo, alguns objetos acabam perdendo eficiência em sua função principal e são substituídos. Este é o caso da escada de madeira, que pode não servir mais para seu uso comum mas ainda pode cumprir funções mais básicas como a de apoio, exemplificada no ambiente da foto acima. Junto a ela, um caixote de madeira antigo faz o papel de nicho e guarda itens necessários no lavabo, para que fiquem sempre à mão.
Expositores feitos de cabide de metal
Paredes sem graça têm inúmeras soluções, e as melhores são quando é possível aliar estilo e ideias criativas. Para quem quer fazer da sua parede um espaço para expor fotos ou gravuras, por exemplo, uma dica é usar os cabides que você já tem em casa e assim montar sua exposição particular com muito charme.
Luminária pendente feita com pregadores de roupa
Pra quem possui habilidades manuais mais apuradas, vale a pena investir na produção da sua própria peça de material reutilizado. A foto acima traz um exemplo super inteligente de luminária feita com os tão conhecidos pregadores de roupa, itens bem baratos e fáceis de encontrar. Basta ser criativo, empregar um pouco do seu tempo e caprichar na decoração de casa!
Banquinho de pés sortidos e reutilizados
Mesmo os móveis feitos para durar bastante tempo podem apresentar problemas por algum motivo. No caso de mesas, poltronas, banquinhos e cadeiras, os pés são os principais alvos da ação do tempo ou do mau uso, e acabam quebrando. Quando algo assim ocorre, você pode ir pelo caminho mais rápido e descartar a peça – mesmo sabendo do possível problema ambiental que estará causando – ou então exercitar sua criatividade e aproveitar os materiais que tem à mão. Como exemplo da segunda solução, o banquinho da foto foi feito com diferentes pés e o resultado deu uma cara divertida ao móvel.
Pallets com vidro servindo de mesa de centro da sala de estar
Os conhecidos pallets são tão versáteis que ficam mais interessantes a cada ideia criativa na forma de trabalhá-los. Na sala de estar da foto, eles são utilizados envernizados, com rodízio e uma placa de vidro, servindo de mesa de centro. Esse material também oferece muitas possibilidades e pode ser pintado, cortado e transformado em outros móveis como tablados para sofás e camas, mesas laterais e painéis.
Revisteiro vermelho feito com pneu
Pneus velhos podem ser um problema, mas nas mãos de pessoas criativas eles viram matéria-prima para grandes ideias. Na foto, um deles foi cortado e pintado para virar um prático e atraente revisteiro. Não ficou surpreendente?
Estante feita de caixotes de madeira
Comuns às feiras, os caixotes de plástico e madeira ganharam também os lares como objetos de decoração descolados. Mas mais do que um indicativo de modernidade e bom gosto, reaproveitar esses objetos é também contribuir para a continuidade de uma peça que iria para o lixo, mesmo cheia de potencial. Na cozinha da foto, vários caixotes de madeira pintados de verde foram parafusados e chumbados na parede para formar uma bela e prática estante.
Escrito por Mariany Carvalho
Mais inspiração nos links: 01 | 02 | 03 | 04 | 05