Em tempos de mídias sociais, onde cada um pode produzir seu próprio conteúdo como também ler diversas fontes falando de um mesmo assunto, venho fazer um convite à todos vocês a incluírem argumentos em suas críticas.
Ultimamente tenho lido muito “não foi um bom trabalho”, “não está bom”, “não está graficamente adequado” como críticas a diversos trabalhos, mas o que me me choca é o fato de que os mesmos textos e críticas estão desprovidas de argumentos. Gilles Lipovestky estava correto quando escreveu “A Era do Vazio” de 1983 onde dizia que o indivíduo ganharia força perante a sociedade e assim o narcisismo entraria em plena ascensão, claro que essa foi uma forma abreviada de parafrasear Lipovetsky porém de uma forma que se enquadre em nossa contemporaneidade.
Vamos aos fatos, existem 3 pilares primordiais no design gráfico que são: estética, conceito e funcionalidade. Para criticar um projeto de design de forma construtiva, devemos primeiro analisar o que está de errado em cada um desses pilares inseridos. Após identificar os erros, não é certo parar por aí com a afirmação “olha! o erro tá nisso aqui, ó” (releia com a voz de uma idosa gaga bem chateada com a vida), porque como designers não somos responsáveis apenas por encontrar erros, o que talvez nos tornariam em ”investigadores gráficos”, mas sim por propor soluções para problemas, e isso ocorre utilizando o método científico que para quem não conhece é mais ou menos assim:
Observar > Perguntar > Formular Hipótese > Testar Hipótese > Obter Resultados > Concluir > Publicar
Não estou dizendo que você não pode ter suas preferências no design, mas saber entender o trabalho do colega que pensa de uma forma completamente diferente que você, é realmente importante para que possamos compreender que não existe apenas uma solução gráfica para um mesmo problema, mas sim várias, o importante é encontrar o equilíbrio entre a estética, o conceito e a funcionalidade, pois sem isso não passa de uma construção gráfica sem sentido.
É por isso que somos chamados de criativos, é por isso que devemos manter nosso portifólio sempre atualizado, imagine se todos os designers pensassem igualmente, aí que nosso mercado já seria mais desvalorizado do que já é hoje em dia.
Fica aqui a moral da fábula de hoje:
“só existe crítica construtiva se houver argumentos”