Previamente ao inicio da busca por soluções, sejam elas o desenvolvimento de um novo produto/serviço, a criação de uma nova campanha de marketing ou ainda a mudança de processos em um setor, é necessário aprofundarmos em seus conceitos e objetivos. Embora tenha origem no marketing, o Briefing atualmente possui aplicações mais amplas, sendo considerado o ponto de partida para a concepção e planejamento de qualquer projeto.
Briefing caracteriza-se por um sumário de informações obtidas através da troca de dados entre contratado e contratante, onde são avaliadas as necessidades, deficiências, objetivos gerais e específicos, pontos a serem exaltados, detalhes relevantes, estratégia e os recursos disponíveis. Em linhas gerais é o mapeamento e a documentação de informações necessárias para o brainstorming, pesquisa de mercado e de viabilidade, assim como posteriormente a definição de um cronograma de ações. Através dele é possível mensurar o projeto aplicando delimitações através de um escopo claro e bem definido, objetivando resultados alcançáveis conduzidos por diretrizes sem distorções ou que possam gerar má interpretação por falha na comunicação.
Embora não haja uma maneira específica para desenvolve-lo e as informações que o compõem variarem de acordo com sua aplicabilidade, é preciso atentar para alguns itens importantes, que costumam ser informações essenciais em qualquer caso. Metodologicamente, é usual dividir o Briefing em duas etapas, o Briefing Preliminar (informações superficiais que darão ideia do detalhamento necessário em cada item) e o Briefing Completo, que servirá como guia durante todo o trajeto de criação, implementação e a obtenção de resultados.
Coleta de Informações
Avalie se as pessoas envolvidas para troca de informações estão aptas e possuem conhecimento suficiente para fazê-lo. Essa etapa costuma ser mais proveitosa quando é realizada de forma presencial e segue um roteiro pré-definido, evitando que detalhes importantes passem despercebidos. Porém, quando se segue à risca um questionário, a conversa tende à formalidade, gerando preocupações desnecessárias à ocasião. Nesse momento, o ideal é mesclar a formalidade e a informalidade. Em moderado tom de descontração, as pessoas costumam explorar e expor de forma mais significativa seus pontos de vista, porém sem dispersão.
Pode parecer óbvio, mas sempre é importante frisar:
Defina o público-alvo
Os sucessos do mercado atual estão focados em nichos. Possuir uma área de atuação muito abrangente dificulta o direcionamento de ações. Quanto mais específico melhor. Considere dados demográficos, psicográficos, étnicos, emocionais, religiosos.
Conheça seus concorrentes
Conhecer as estratégias, as práticas de marketing e as deficiências dos concorrentes é fator decisivo para oferecer ao mercado um produto com maior aceitação.
Agora, mãos na massa e boa sorte!