Marcas fortes são aquelas que, com pequenas ações, conseguem que consumidores virem embaixadores. E fazendo isto com pequenas intervenções sociais, que é o que mais interessa.
Tudo bem, meus amigos? Prontos para encarar 2015. Neste primeiro post do ano, depois de algum tempo ausente deste espaço, trago à vocês uma “simples” ação da Mizuno que, além de tornar mais eficiente a vida de pessoas comuns, dá uma aula de como fixar a marca na cabeça das pessoas.
Por que pessoas comuns? A Mizuno foi lá e “patrocinou” pessoas que talvez não tenham dinheiro para adquirir um calçado top de linha da marca, mas quando pensarem em comprar um tênis para si ou para alguém, a primeira opção será, claro, a Mizuno. Isso gera uma maior visibilidade e maior rentabilidade para a marca do que patrocinar uma celebridade ou um atleta.
E a Mizuno só fez isso por que “confia no seu taco”. Já ouvi de diversos vendedores de loja de esportes e esportistas entusiastas e profissionais, que a Mizuno cada vez mais investe e na qualidade e na tecnologia dos seus calçados de corrida e caminhada. Junto com a Asics, está bem a frente da concorrência quando o assunto é tênis de corrida.
A marca, na sua campanha de Natal em 2014, resolveu homenagear os trabalhadores que correm como maratonistas todos os dias para limpar as ruas da cidade. Foi feita, para estes “atletas invisíveis” uma surpresa no final do ano passado. Na semana do Natal, a marca acompanhou a rotina desse time pelas ruas de São Paulo. Foram 40 horas de gravação e pesquisas, ruas percorridas e muito lixo coletado para entender como funciona a engrenagem dos coletores. O extrato desse projeto é um minidocumentário que acaba de ser lançado no Facebook e YouTube da marca.
Na ação foi criada pela F/Nazca Saatchi & Saatchi, a Mizuno doou centenas de pares de tênis para essas pessoas que, muitas vezes desprezamos. “Eles são verdadeiros maratonistas e nem sabem disso. Como uma marca que investe e aposta no segmento de running, achamos que eles também representam o espírito de Mizuno, que busca a superação diária. Foi um grande prazer poder presenteá-los com os tênis numa data especial”, explica Rogério Barenco, gerente de Mizuno no Brasil.
Muitos atletas nascem assim, com um simples incentivo. Quantos jovens jogadores de futebol, por exemplo, não nasceram por que ganharam uma bola de presente e nunca mais largaram. Sempre que ouço de alguém que fala “que está velho demais pra estudar” ou qualquer outra coisa que envolva tempo e esforço, digo que “nunca é tarde para nada, é só se dedicar”.
Agora imagina um desses garis descobrir que, da sua profissão ele pode fazer um hobby e depois disto vir a ser um atleta. Por que não? Nunca é tarde.
E você? Está esperando o que para correr atrás dos seus sonhos?? Não espere por presentes, vá e faça acontecer. A recompensa vem mais adiante.
Um abraço e até a próxima.
Fontes:
http://www.adnews.com.br/publicidade/mizuno-surpreende-lixeiros-com-presente-para-as-maratonas