Hello Criativos!
Esta semana vamos falar de apresentação, vamos ver a melhor forma de se portar diante do cliente quando for entregar o seu trabalho além de dicas de conteúdo para montar o seu PPT.
Para quem não está familiarizado com o termo “PPT” é o que normalmente falamos quando nos referimos a apresentações em Power Point. Pois além de ter todo um trabalho de pesquisa é mais do que importante ressaltarmos que a apresentação final para o cliente é o que vai dar aquele “tchan” no seu trabalho.
Por isso é importante prestarmos muita atenção na formatação do seu trabalho e podemos dividi-la da seguinte forma: Layout e Conteúdo.
Tamanho do Slide: Particularmente eu prefiro o tamanho widescreen do Power Point (33,87 x 19,05 cm), pois se ganha mais espaço de respiro nas laterais do slide.
Tamanho da Fonte: O ideal é utilizar fontes sem serifa, pois facilita muito a leitura para quem está mais longe, quanto ao tamanho da fonte não utilizar menos do que 30, caso ache que necessite de mais destaque aumente o tamanho ou trabalhe com as famílias das fontes que permitam a utilização de negrito e/ou itálico.
Cor: Quando for montar a apresentação dê vida a ela de forma que se crie um conjunto visual com o conteúdo que será proposto ao seu cliente. Utilize a mesma paleta de cores, coloque elementos que remetam a marca é aquele velho ditado “detalhe é tudo”.
Quanto ao fundo da apresentação opte pelo branco tradicional, uma vez que ele cansa menos a vista dentro de uma sala escura, ou faça testes com a sua paleta de cores (apague as luzes da sala onde está e faça o teste em seu computador mesmo, se dentro de alguns segundos sua vista começar a doer é um sinal de que aquela cor não é muito boa para utilizar no fundo em toda a sua apresentação).
Informações: quanto as informações inseridas, trabalhe sempre com tópicos, em apresentações menos é mais sempre. O texto das apresentações deve servir apenas como guia para quem está falando. Com detalhes que as vezes podem passar despercebidos em sua fala, ou conteúdos importantes que não devem ser esquecidos. E eles devem estar em no máximo uma linha e meia. Quanto ao número de tópicos aconselho que de 3 a 4 tópicos por slide.
Gráficos: Se existir necessidade de inserção de gráficos, ou melhorar a visibilidade o máximo possível. Caso contrário destacar em sua fala os números mais importantes como mínimos e máximos.
Imagens: Utilização dos nossos queridos mockups, para o cliente ter uma ideia de como aquilo poderia ficar aplicado (parece um detalhe meio bobo que todo mundo já sabe, porém é sempre relembrar), inserção de gifs (o Power Point executa gifs no modo de apresentação).
Na hora de salvar o arquivo, a parte mais importante. Se utilizar fontes que não são muito comuns em seu ppt, aconselho que o salve com extensões .ppt e .pdf, pois não se correrá o risco da troca de fontes na hora de sua apresentação se salvo em PDF.
Sabemos que o visual é tudo, mostre domínio sobre o conteúdo, por isso a importância de ter pouco texto em seus slides, você vai falar mais, com isso vai mostrar que realmente se preparou para estar ali. Use uma das cores de sua paleta de cores, ou utilize roupas com tons que transmitam sobriedade (evite usar muito preto), tons mais pastéis e em especial tons da azul “aconchegam” mais o cliente.
Na parte II do artigo vou trazer para vocês este conteúdo aplicado.