Arquétipo? Sim! Eis aí um termo desconhecido por muita gente, mas de grande importância para os comunicadores. A palavra em si pode ser explorada nos vários campos do conhecimento, como filosofia, psicologia e por aí vai. Conheça os 12 tipo de arquétipos de marca.
Vamos aqui nos concentrar na teoria elaborada pelo psicólogo e psiquiatra Carl Gustav Jung, colocando-a na perspectiva do marketing. Para Jung, há no ser humano fenômenos psíquicos que tendem a se moldar, é como se houvesse algo no homem que é refletido no seu cotidiano, afetando a todos em sociedade. O autor diz que é algo universal e você encontra qualquer um dos 12 arquétipos em uma pessoa.
Como já escrevi em outros artigos sobre storytelling, uma boa prosa faz diferença na hora de vender, e claro, sua marca precisa de uma personalidade própria para criar grandes histórias. Utilizando os 12 arquétipos de Jung podemos segmentar melhor nosso público e criar um conteúdo mais relevante e relacionamento de qualidade com o público certo. O próprio autor diz:
Nos mitos e contos de fada, como no sonho, a alma fala de si mesma e os arquétipos se revelam em sua combinação natural, como formação, transformação, eterna recriação do sentido eterno.
01. Fora da lei
Alguém rebelde, selvagem, que quebra todas as regras. Este personagem se vê em um mundo no qual ele faz as regras, deseja vingança ou então revolução. A liberdade é muito importante, sem contar o medo de perder o controle ou ser comum. O fora da lei precisa aparecer, então ele resolve quebrar, brigar, humilhar, fazer de tudo para manter o poder sob seu domínio.
Perceba que a meia idade ou adolescência são períodos da vida com grandes conflitos na família e sociedade, então se a sua marca vende para este público, vá em frente com este arquétipo. A Harley Davidson, MTV ou Apple são marcas que seguem esta linha, basta olhar as propagandas.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Harley Davidson, MTV, Apple.
02. Criador
Criar algo novo é o lema, pois se algo não existe pode ser construído. Este tipo de personagem tem como aliados a criatividade e imaginação, sempre inovando em algo duradouro e evitando a mediocridade na hora de elaborar uma grande sacada.
São personagens que ao se depararem com um dia difícil vão para casa e pintam, criam alguma coisa além do esperado. O desejo e satisfação tem muito a contribuir na hora de se envolver em projetos criativos.
Os produtos e serviços oferecidos por marcas associadas a este arquétipo prestam assistência ao usuário, além de chamar a atenção para o status, pois engloba a ideia de construção e personalização. A venda de pinturas, quadros, móveis, serviços de decoração e muito mais, são exemplos de produtos e serviços que se acoplam a este perfil.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Google, Apple, Netflix, Lego.
03. Bobo da corte
É o ser que vai aproveitar cada momento e viver intensamente os minutos, fugindo totalmente do tédio. Este é um arquétipo que busca travessuras, jogos e pinta o sete, mas tem suas fraquezas, como por exemplo, perder o tempo ou a frivolidade.
Além de ser brincalhão e alegre, este personagem quer ser visto como ele é, sem máscaras ou fingimentos. O grupo precisa aceitá-lo do jeitinho dele. Ao levar a vida mais leve, quem segue este arquétipo faz com que através da inovação e informalidade processos complicados e tediosos fiquem mais “legais” de serem executados.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Fanta, Havaianas, Pepsi, McDonalds.
04. Amante
O mundo da moda, estética e beleza conseguem associar muito suas marcas a este arquétipo. Existe um culto e valorização da beleza, sexo e romances, chamando a atenção para o corpo e suas formas. Aqui neste perfil observa-se a tendência em desejar relacionamentos com pessoas e o trabalho, mas se perde em prazeres e por vezes pode ser manipulado. É elegante e lúdico, prestando atenção aos divertimentos de modo intenso dentro de sua admiração ao corpo.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Haagen-Dazs, L’OREAL, Marisa, Playboy, Coco Chanel.
05. Governante
O controle, poder, revolução e liderança pertencem a este arquétipo. Apesar de ser alguém responsável e com muito peso nas costas, precisa liderar, ser o chefe. No marketing poderíamos associa-lo a uma marca que reforça atributos de liderança e prestígio, reafirmando o poder que o consumidor tem, que o cliente está no poder. Marcas que possuem o target focado em classes sociais mais altas e empresas relacionadas a crédito e dinheiro em geral tendem a ser governantes.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Microsoft, Cadillac, Porto Seguro, Mercedes-Benz, IBM, American Express.
06. Prestativo
Amar ao próximo é com ele mesmo. Um verdadeiro altruísta e cuidador, o prestativo vê o mundo com compaixão e amabilidade. Seria terrível para ele o egoísmo e a ingratidão, assim como a instabilidade e dificuldade.
Ele vê as dificuldades do usuário e se coloca no lugar, facilitando a vida de todos. Atividades como restauração, consertos, cuidados com idosos ou crianças, limpeza, preocupação com o bem-estar e muito mais, são marcas que podem se beneficiar deste arquétipo.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Evernote, Buscapé, Amazon, Nestlé, Porto Seguro, Volvo.
07. Mago
Tem coisas que não podem ser explicadas em números ou dados, então entra em cena o Mago. A sabedoria para ele consiste em entender os fenômenos através da ciência, religião e tecnologia. Ele faz com que um sonho se torne realidade.
Produtos e/ou serviços que curam, nos fazem relaxar, catalisam mudanças, influenciam pessoas com gatilhos mentais, afirmam e constroem suas ideias para o público e sabem encontrar os resultados certos são perfeitos para o perfil do mago.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Mastercard, Axe, Steve Jobs, Disney.
08. Explorador
Livre, leve e solto é o lema, pois viajar o mundo faz parte da rotina. O explorador pode ser relacionado a marcas que incentivam seus consumidores a descobrir novos mundos e a experimentar o novo. A inquietação e a falta de rotina, assim como a independência são essência deste arquétipo.
A geração Y tem muito a ver com este perfil, sendo elas pessoas inquietas, que quebram regras e apreciam sua individualidade, esta é uma boa opção para marcas com este target.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Jeans Wrangler, Levis, Mc Donalds, Starbucks, Virgin, Nike, Amazon, Jeep, Red Bull.
09. Herói
Para empresas com consumidores dinâmicos, que buscam desafios e velocidade, o herói preenche a lacuna. A ideia aqui é ser o mais forte possível e esquecer a arrogância, sempre pensando na batalha a ser conquistada. Outro ponto importante é o fato que são pessoas protetoras e fazem o que deve ser feito para cuidar de alguém. Disciplina e foco são primordiais, assim como ser o mais competente e corajoso.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Nike, FedEx, Hummer, Tag Heuer.
10. Inocente
Bondade, amor, fraternidade e pureza são elementos-chave para este perfil. O estilo de vida aqui é o mais natural e simples, retirando rótulos sociais e optando por uma qualidade de vida acima do comum. A fé e otimismo constroem um forte laço entre este arquétipo, o qual tem a tendência de fazer tudo o mais correto possível. Eis o primo certinho da família.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Coca-Cola, Disney, Xuxa, McDonalds.
11. Cara comum
O cara comum pensa que todo mundo é igual e nele há grande vontade de pertencimento a grupos, odiando ser deixado de lado e evitando se destacar. Pense em alguém que ama se conectar a outras pessoas e se junta facilmente a uma multidão. Pois bem, este é o cara comum. Ele também utiliza o conceito de democracia e se realiza quando encontra e integra grupos com a mesma ideologia. Infelizmente é um alvo fácil de ser manipulado, deixando de lado muitas vezes sua individualidade em prol do grupo.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Ikea, Tinder, Cerveja Brahma.
12. Sábio
Típico de quem é investigador, pensador e vive dando conselhos. Costuma ver o mundo de um jeito diferente, através da ótica do conhecimento. São pessoas que fazem uma análise de si e tem compromisso com o autoconhecimento. Este arquétipo vive em busca da verdade que trará alívio e liberdade ao seu existir, validando e mensurando tudo que possa ser questionado.
Exemplos de marcas com este arquétipo: Discovery Channel, Itaú, HP, CNN, Google.
Espero que tenham gostado!
Eu já ia me esquecendo, mas o nosso leitor, Cláudio Martins, deu a dica: leiam o livro O herói e o fora da lei, de Carol S. Pearson e Margaret Mark.