Nestes últimos 10 anos ou mais, tem sido crescente o interesse em questões ligadas ao design de produtos sustentáveis. Esta mudança de comportamento que valoriza os consertos, reformas e reaproveitamento de produtos existentes, inspirou o surgimento da Recoffee, uma marca que aproveita a borra de café que seria descartada transformando-a em algo bem legal e diferente: lindas peças decorativas e biojoias.
A Recoffee Design nasceu a partir da reflexão sobre a produção de resíduos sólidos produzidos no preparo do café comercial (borra de café), um dos produtos mais consumidos do mundo. A designer de produto Ana Paula Naccarato, formada pela FAAP, e o administrador Rafael Fortes Guimarães, formado pela USP, se uniram na paixão pela sustentabilidade e inovação. E, após estudarem muito sobre os ciclos produtivos, desperdícios e impacto ambiental, eles conseguiram aproveitar algo que seria descartado, transformando-o em um resíduo diferente, atribuindo um novo uso e propósito, e claro, aliado ao design moderno.
Juntos com o Sérgio, biólogo experiente na área de sustentabilidade que entrou também na sociedade, chegaram ao produto final que propõe uma novo caminho para reaproveitar esse resíduo orgânico através de um processo laboratorial com a borra de café e aglutinantes naturais. O resultado é um material rígido, de baixa densidade e biodegradável dando vida às peças incríveis de decoração e biojoias artesanais.
Sobre o processo laboratorial
Esse processo se iniciou dentro das oficinas de uma faculdade de design em São Paulo. E o material passou por diversos testes até chegar ao seu composto final. Durante o processo de desenvolvimento, eles identificaram importantes características: o interior aerado com sua superfície impermeável, sua capacidade de isolamento térmico, resistência a intempéries e atoxidade. Todos os componentes usados na fabricação do material permitem uma produção artesanal livre de aditivos químicos e sem a necessidade de consumo de energia elétrica.
Em seu site, a Recoffe Design afirma que respeita o tempo natural das coisas e acredita na beleza única de cada elemento que compõe a natureza, e por isso traz esse conceito em cada produto conservando características exclusivas. Além de ter como objetivo o reduzir o resíduo orgânico do café. Hoje, a marca possui duas linhas: decor e biojoias.