Com a vitória dos merecidíssimos O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo (The Boy, the Mole, the Fox and the Horse – curta metragem, dirigido por Charlie Mackesy e Peter Baynton -) e o longa Pinóquio (Pinocchio – dirigido por Guilhermo Del toro –) coroamos a nonagésima quinta edição do Oscar, considerado a cerimônia mais importante da indústria cinematográfica mundial. Um ano de excelentes animações disputando a estatueta de ouro para complementar nosso repertório do que assistimos das produções 3d ou 2d cheias de cores, rabiscos, criatividade e storytelling. Os dois vencedores das categorias tiveram concorrentes de peso, sendo dos curtas: “My Year of Dicks”; “Ice Merchants”; “An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It” e “The Flying Sailor”, e dos longas “Pinóquio de Guillermo del Toro”; “Marcel the Shell with Shoes On“; “Gato de Botas: O Último Desejo”; “A Fera do Mar”; e “Red: Crescer é uma Fera”
Baseado num livro homônimo, o curta vencedor conta a história de um menino, uma toupeira, uma raposa e um cavalo que se encontram em situações às vezes difíceis, compartilhando seus medos e suas descobertas sobre vulnerabilidade, bondade, esperança, amizade e amor. O curta está disponível no catálogo da Apple TV+
O segundo, já mais conhecido pelo conto de fadas escrito por Carlo Collodi, é uma versão mais sombria da história do boneco de madeira que sonha em se tornar um menino de verdade. Como já é de sua assinatura, Del toro faz questão de destacar elementos mais distorcidos à trama, como o fato de Pinóquio ser um boneco mais travesso, pregando peças e similares, até a figuras que ele encontra em sua aventura, como o trapaceiro Conde Volpe. O filme está disponível no catálogo da Netflix.
MAS…
Como somos apaixonados por animações, separamos aqui os curtas e os longas que ganharam nos últimos 10 anos (ou seja, de 2012 à 2022, sem mencionar o deste ano) para complementar aquela sua listinha de belíssimas animações assistidas e conversar sobre elas na sua roda de amigos, grupo de estudos, mesa de bar…onde você quiser!
2012
Longa – Rango (Dir.: Gore Verbinski)
Curta – The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore (Os fantásticos livros voadores do Sr. Morris Lessmore – Dir.: William Joyce e Brandon Oldenburg)
2013
Longa – Brave (Valente – Dir.: Brenda Chapman, Mark Andrews)
Curta – Paperman (O Avião de Papel – Dir.: John Kahrs)
2014
Longa – Frozen (Frozen – Uma Aventura Congelante – Dir.: Jennifer Lee, Chris Buck)
Curta – Mr. Hublot (Dir.: Laurent Witz, Alexandre Espigares)
2015
Longa – Big hero 6 (Operação Big hero – Dir.: Don Hall, Chris Williams)
Curta – Feast (O Banquete – Dir.: Patrick Osborne)
2016
Longa – Inside out (Divertidamente – Dir.: Pete Docter)
Curta – Historia de un oso (A História de Um Urso – Dir.: Gabriel Osorio Vargas)
2017
Longa – Zootopia (Zootopia: Essa Cidade É o Bicho – Dir.: Rich Moore, Byron Howard)
Curta – Piper (Piper: Descobrindo o Mundo – Dir.: Alan Barillaro)
2018
Longa – Coco (Viva: A Vida É uma Festa – Dir.: Adrian Molina, Lee Unkrich)
Curta – Dear Basketball (Dir.: Glen Keane)
2019
Longa – Spiderman: into the Spiderverse (Homem-aranha no aranhaverso – Dir.: Peter Ramsey, Bob Persichetti, Rodney Rothman)
Curta – Bao (Dir.: Domee Shi)
2020
Longa – Toy Story 4 (Dir.: Josh Cooley)
Curta – Hair love (Dir.: Matthew A. Cherry, Bruce W. Smith)
2021
Longa – Soul (Dir.: Pete Docter)
Curta – if anything happens i love you (Se algo acontecer… te amo – Dir.: Michael Govier, Will McCormack)
2022
Longa – Encanto (Dir.: Byron Howard, Jared Bush)
Curta – The Windshield Wiper (Dir.: Alberto Mielgo)
E aí, quais você assistiu? Quais faltou assistir? Quais da pixar você chorou e escondeu as lágrimas da companhia que estava assistindo o filme com você? Deixa aqui nos comentários pra nós!