Que tal começar 2024 com uma estratégia de marca?

Que tal começar 2024 com uma estratégia de marca?

Por Renata Tuccimei

Oioi, povo bonito, faz tempo que não falo por aqui!
É que o OFF tá tão ON que o conteúdo é a própria vida, né?

Bem, e por falar em vida, como anda as tuas perspectivas para 2024? Já planejou como sua empresa vai ganhar tração e aumentar a receita? Não?

Bem, vi um video da Guta Tolmasquim e, além de transcrever um pouco do que ela trouxe, e colocar um pouco mais de tempero para te ajudar a montar o seu planejamento de marca para 2024.

Antes de mais nada, ok, já estamos em dezembro e você ainda não fez esse plano… tá culpado? Não fica, porque você não é o único! É muito comum que empresas não tenham esse olhar antecipado para o ano seguinte. Mas já te aviso para o próximo ano: planejamento bom é planejamento feito 6 meses antes, pelo menos. Assim, você antecipa ações e reduz custos, vai por mim. 

Então, vamos lá! Primeiro passo do planejamento é definir o objetivo. E sim, é sempre sobre dinheiro! Então não vale colocar aquelas coisas de salvar o mundo e etc, por que não é sobre isso. É sobre aumentar receita. Sempre é!

Mas para aumentar receita, o que tem que ser feito dentro da tua empresa? E ai eu vou aos exemplos que a Guta trouxe no vídeo:

  1. ampliar penetração de mercado, ou seja, mais consumidores da categoria vindo para você e não para a concorrência
  2. reduzir churn – diminuir o cancelamento de contratos
  3. reduzir cac – diminuir o custo de aquisição do cliente na compra
  4. aumentar o tempo de vida do cliente na sua carteira
  5. aumentar o ticket médio – fazer com que um mesmo cliente compre mais de você
  6. vender para uma nova audiência
  7. lançar um novo produto, principalmente se o seu produto principal estagnou
  8. cross sell – estimular que um produto leve a compra de outro
  9. entrar em nova praça
  10. Esse aqui é por minha conta: atrair investidores para crescimento

Aqui já tem 10 motivos para você fazer um planejamento que coloque sua marca no centro das ações, por que se a marca mais valiosa do mundo (Itaú) fez um rebranding, por que você não deveria fazer?

Eu te digo o porquê de fazer: provavelmente 20% da tua concorrência não faz, logo, você já sai na frente! E como por em prática?

Primeiro que essa meta precisa ser em REAIS $$$! Não vale ficar só na frase. Quanto em valores significa esse objetivo, pois como eu falei lá em cima, esse é o foco de qualquer negócio. Estipulou os valores? Então vamos seguir.  

Aprendi lá atrás em uma das minhas certificações uma estratégia MASSA para desenvolver uma rota de planejamento mais eficiente, que é o ROADMAP INVERTIDO! Conhece? É muito simples! Primeiro você pensa em um dos objetivos que a gente lançou aqui, e se imagina lá alcançando, e depois pensa de frentes para trás. Como isso funciona? Aqui vai um exemplo:

Você quer Reduzir o CAC, então imagina diminuindo em quantos % essa aquisição? 10%, 15%?

Se teu curso de aquisição é de 20% em relação ao valor de conversão, isso é bom ou ruim para o teu negócio?

Então você pensa lá na frente: Ok, reduzi o custo em 10%, e o que precisou acontecer para que eu chegasse até aqui? Fechei a venda na 3ª. Reunião e não na quinta? Enviei o contrato online, já preenchido pronto para assinar? 

Agora, para chegar nesse momento do fechamento, o que precisou acontecer antes? Automatizei os agendamentos? Fiz as reuniões online ou presencial? 

Antes disso, como abordei o cliente? Que argumentos eu trouxe de convencimento? E vai se questionando o que foi feito da hora que alcançou o objetivo até o momento em que o cliente te conheceu… sacou? 

Feito isso, você já tem uma idéia da jornada que precisa pensar para começar a desenvolver ações para alcançar esse objetivo! Mas lembra, essas ações, para ter sucesso precisam de um guia, que é você entender para quem você vai vender, o seu público! Esse é outro assunto importante no planejamento!

Mas nada de criar uma persona cheia de características enormes. Foca nas dores e necessidades, sem muito blá blá blá! Se você tem uma pizzaria numa rodovia, por exemplo, o teu cliente principal é, além do entorno da cidade, aquele cara que tá viajando a um tempão, morrendo de fome, querendo um local pra fazer xixi e esticar as pernas. Com isso você já tem noção de quais argumentos e atributos você vai fortalecer na sua marca para conquistar esse cara. 

Agora, no B2b é um pouco mais complexo! Além de entender as necessidades e desejos do decisor, você precisa buscar conhecimento sobre o perfil da empresa e quem influencia esses caras, ou seja, o convencimento é mais amplo e complexo. Nesse viés, acredito que usar a estratégia de clusterização é a melhor forma de mapear e desenvolver seu público. 

E aí? Já deu um norte para planejar sua estratégia de marca para 2024? 

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