Podem dizer que é uma mídia defasada, que esta perdendo seu espaço, mas sou daqueles que acredita e confia na perpetuação da mídia, que não consegue resistir a uma linda capa impressa com letras grandes sobre assuntos inimagináveis. Sim estou falando da Revista Impressa. É quase impossível passar por uma banca e não render o olhar por alguns segundos em alguma página com uma laminação bem feita e principalmente uma diagramação impecável.
É assim, a “arte de editar Revistas”, a arte que visa prender a atenção do leitor que muitas vezes este acostumado apenas com o brilho das telas de computadores, tablets, e smartphones.
Tão importante como a linguagem utilizada na Revista, o projeto gráfico é o conjunto de decisões conscientes que visam organizar os elementos visuais, usando uma retórica voltada para atingir um objetivo de comunicação. É levado um resultado do ponto de vista de quem emite a mensagem, e do leitor. A revista impressa consegue alcançar o leitor em suas peculiaridades. Feita para durar, a revista pode ser tocada, sentida tornando possível mais experiências com os sentidos com um simples folhear de suas páginas. Atinge assim públicos que geralmente não são atingidos pelos outros tipos de comunicação, ou que desejam experimentar mais de uma determinada marca ou assunto, pois o projeto fixo de diagramação é capaz de interagir as linguagens já utilizadas nos outros meios.
O projeto gráfico de uma revista é tão complexo como uma personalidade, possui uma identidade própria, independente do assunto especial de cada edição prevendo inúmeras variáveis em seus assuntos e como serão apresentados cada um deles. Uma boa revista é capaz de captar o leitor fazendo-o se identificar com uma seção, como aquela qualidade amável de uma pessoa que conhecemos a tempo. Consegue então estabelecer uma relação com o leitor e a fortalece em cada edição. Vai além de instruir, informar e divertir, a Revista leva o leitor a relacionar com fatos de sua vida, explicam, reforçam valores, ajudam informam. Fátima Ali, uma grande editora de Revistas vai dizer que “ À medida que folheia as páginas, o leitor se depara com o que não conhecia, ou encontra o que nem imaginava que quisesse saber.” Revista é relacionamento.
É inquestionável como os aparelhos móveis tem tomado conta de nossa rotina, mas é também impossível de notar que quando entramos em uma sala de espera é não nos contemos frente a uma bancada cheia de revistas.
Pesquisei algumas diagramações de revistas quando estava refazendo o projeto gráfico da empresa em que trabalho.
Divido com vocês as imagens e digo, algumas quero tocar.
Referências: