Inspirações “A Bíblia do Marketing Digital”: Review do Livro

“A Bíblia do Marketing Digital”: Review do Livro

Por Diogo Mattos

A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres, publicado pela editora Novatec, é, como o nome já diz, um verdadeiro guia por entre os primeiros passos no mercado digital.

Cláudio Torres, autor do livro

Cláudio Torres, autor do livro

Uma obra bem completa, que vai de A a Z, cobrindo os principais aspectos que fazem do Marketing Digital um campo realmente atraente e sedutor.

A obra já está em sua 10ª edição, mas, impressionantemente, continua bem atual e pertinente.

Com uma capa em fundo preto e letras douradas que estampam seu título, o livro impressiona e chama atenção de cara na prateleira das melhores livrarias do país. Isso devido principalmente a sua bela aparência, com arte assinada por Victor Bittow.

No entanto, como você já deve ter lido em alguns reviews que andam circulando pela Internet, o próprio autor faz questão de frisar na introdução, que essa publicação não se destina a ensinar como fazer um planejamento digital.

E eu acrescentaria, concordando com as opiniões que levantei, que também não é um complemento conceitual para aqueles que já tem conhecimentos avançados no mercado.

Veja o que Cláudio afirma, no começo do livro: “O Marketing é uma ciência muito ampla, e este livro não tem a pretensão de mostrar como criar uma estratégia de marketing para sua empresa.”

por outro lado, acredito ser ele um guia essencial para todo e qualquer empreendedor e/ou aprendiz do nicho de Web marketing. Pois apesar de não ser voltado para profissionais avançados, mas contêm importantes conceitos apresentados de forma prática, detalhada e didática.

Vamos agora entender um pouquinho de cada capítulo da obra, só para você ter uma noção do que estou falando.

Por dentro do livro

Biblia mkt digital_capalivro

No primeiro capítulo, Cláudio Torres contextualiza o leitor dentro do que ele vai ler em seguida. Ele fala sobre o comportamento do usuário nessa rede e todas as ferramentas e mecanismos que o público usa para navegar por dentro do setor.

Logo depois, no segundo capítulo, ele começa a colocar os conceitos básicos do marketing digital e alia a estratégia a uma visão holística do negócio web. E então cria o gancho para todo o resto da publicação: apresenta as 7 estratégias do marketing digital.

Só então, a partir do 3º capítulo, o livro começa. Sua ideia foi desenvolver em cada um dos próximos 7 capítulos, as estratégias anunciadas anteriormente.

E mais para o final, sem contar tudo é claro, ele se dedica a explicar o Google e suas ferramentas. Passando por Google Maps, iGoogle, Adwords, Widgets, Webmasters tools e outras.

No final, uma visão incrível sobre o futuro do marketing digital, apresentada de forma detalhada e prática, como eu nunca tinha lido antes.

Acha que acaba por aí? Está muito enganado, e isso é que é um dos grandes baratos e diferenciais do livro.

Ele contêm em suas últimas páginas, que não são poucas aliás, 5 apêndices incríveis para você se deleitar. Vão desde uma alfabetização do mercado, até um roteiro prático com dicas exclusivas.

Mas, depois de ler tudo isso, você deve estar se perguntando uma coisa…

O livro realmente vale a pena?

Sim, sem demagogia ou elogios demasiados a obra, até porque, pode acreditar, não estou ganhando nada para isso. Porém, é como sempre digo, temos que elogiar quando algum material ou alguém, agrega valor a nosso conhecimento.

O que mais gostei e gosto de ver na obra é a linguagem simples e cuidadosa como o autor costura os capítulos e ideias expostas. Ele vai direto ao ponto e agrega sua experiência prática de anos no mercado com tudo que vem sendo feito dentro dele.

Sua maneira didática não só ensina, mas esclarece pontos que para muitos parece obscuro tamanha a quantidade de informação sobre que temos acesso na web hoje em dia.

Logo, eu recomendo adquirir e guardar com carinho como livro de cabeceira ou deixá-lo sempre a mão na estante quando precisar consultar.

Tenho que concordar que o título soa meio presunçoso e audacioso demais, como muitos falaram pela Internet, mas ele é de verdade um guia completo e necessário, além de sempre atual como já falei.

Então, corra para a próxima livraria que puder ou adquira online mesmo no próprio site da Novatec. Não perca essa oportunidade de se informar e estar sempre por dentro dos termos usados.

Gostou desse review? Já leu o livro? Deixe nos comentários sua opinião sobre ele e teremos o maior prazer de “trocar figurinhas” com você.

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail