“Somos todos produtos do caos que nos rodeia”
Incluído como uma das personalidades de maior sucesso com menos de 30 anos pela revista Forbes, Vhils tem vindo a construir uma linguagem visual única, e muito própria, baseada em uma estética do vandalismo, resultante do seu background na pintura e no graffiti.
Com ferramentas e técnicas nada convencionais, ele trabalha na retirada das camadas superficiais de paredes e outros suportes para a criação de imagens repletas de simbolismo centradas na relação entre as pessoas e a cidade que habitam.
Sua técnica principal tem sido aclamada pela crítica e reside na criação de imagens em baixo-relevo através da remoção de camadas de materiais de construção para a criação de rostos anônimos que remetem para a identidade da cidade, a passagem do tempo e questionamentos sobre a relação do contexto urbano com o dia-a-dia das pessoas na cidade.
Este artista, de nacionalidade portuguesa, tem estado a percorrer o mundo com seu trabalho desde 2005 através de exposições individuais, coletivas e de intervenções site specific em alguns dos mais renomados projectos de arte urbana mundiais. Atualmente, Vhils também dirige a Underdogs – uma plataforma artística contemporânea composta de galeria de arte, iniciativas de arte pública em espaços exteriores e projetos de edição.
Apesar de já ter trabalhado em videoclipes anteriores, como os do Buraka Som Sistema e Orelha Negra, é no projeto Films of Innocence do grupo irlandês U2 que Vhils mostra que o seu reconhecimento internacional chegou ao mainstream ao assinar a capa e o videoclipe Raised by wolves.
Vhils, em sua exposição individual chamada Dissecação, saiu das ruas e foi para o interior do museu apresentar obras que refletem a memoria colectiva das cidades, a vertigem de suas imagens e as histórias de seus habitantes.
No projeto Incision, Vhils imortaliza o povo Guarani da aldeia indígena de Aracaí através da junção de técnicas indígenas e atuais na criação dos seus retratos esculpidos nas portas das suas casas e em edifícios no centro urbano. Uma forma de imortalizar o povo esquecido e devolver sua dignidade negada.
Seu mais recente trabalho é uma homenagem a icónica fadista Amália Rodrigues, onde através de pedras da calçada portuguesa retrata com maestria o rosto da cantora em um muro no tradicional bairro de Alfama em Lisboa.
Assista abaixo o vídeo Raised by wolves.
Video produzido em parceira com a banda Orelha Negra e que mostra o processo dos explosivos no trabalho de Vhils.
Vídeo sobre o projeto Incision.