A moda sul-coreana do século XXI e seu poder de influência

A moda pode ser considerada como um meio de comunicação diferenciado, onde o sujeito se comunica com o outro sem dizer uma só palavra; apenas por meio de vestimentas, o indivíduo pode transmitir uma mensagem para as pessoas que o rodeia. E se há uma coisa em que os sul-coreanos mais se importam — além da beleza — é com a moda. Para os habitantes da Coreia do Sul, a construção de uma boa imagem é tudo. Não é a toa que o país é famoso por exportar produtos midiáticos com alta qualidade técnica — vide alguns recentes filmes, K-dramas, MV’s de K-Pop e outros —, o esmero que possuem com a direção de arte e a estética inspira e influencia o ocidente de tal maneira.

Em relação à moda, a Coreia do Sul e o Japão estão entre os que mais se destacam no mercado. Ambos os países são dinâmicos e flexíveis com as vestimentas; geralmente as pessoas utilizam mais a criatividade, autenticidade e ousadia na hora de compor seus looks, que muitas vezes são montados com o intuito de construir uma imagem mais artística, visceral e cheia de personalidade. Tal expressividade pode ser vista, por exemplo, nos looks dos K-idols — artistas e celebridades sul-coreanas —, seja através de ensaios fotográficos ou looks do dia a dia.

Os sul-coreanos aderem certos estilos que podem parecer “alternativos” na visão dos brasileiros. Interessante notarmos que, o estilo alternativo visto no Brasil é popular e comum lá na Coreia do Sul. O comfy style — tradução literal para estilo confortável: peças largas e maiores — é um trend marcante no país do leste asiático. Elementos que só agora estão começando a crescer recentemente no Brasil, como: calças pantacourt, oversized jackets, t-shirt dress, sobreposições, meias altas caneladas, saias estilo college, sapatos Oxford, estampas holográficas, gargantilhas e plataformas tratoradas, todos estes já estavam presentes no cotidiano coreano há alguns anos atrás. Muitas das tendências sul-coreanas de moda e beleza podem ser vistas também nos MV’s de K-Pop e K-dramas.

Dentre tantas marcas queridinhas pelos K-idols e fashionistas de plantão, a grife KYE se sobressai na indústria da moda. A marca foi criada pela designer Kathleen Hanhee Kyeearned, e de acordo com seu perfil no site oficial da New York Fashion WeekEla [Kathleen], rapidamente, se tornou uma das estilistas mais admiradas pelas estrelas do K-pop depois de fazer sua estreia na Seoul Fashion Week durante a temporada de primavera/verão 2013. Muitas organizações de imprensa como VOGUE, MTV, Forbes e Reuters apontaram Kye como uma “estilista emergente para assistir” e “uma pioneira de novas tendências de moda”. A força de KYE encontra-se em sua vibe funky e ao mesmo tempo high-end streetwear combinado com o estilo estético único da estilista sul-coreana.

Veja algumas fotos dos lookbooks de KYE, e inspire-se:

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