Em abril deste ano, a Odebrecht Transport e a Changi International Airports (de Cingapura) assinaram um contrato de concessão para administrar o Aeroporto Interacional Tom Jobim / Galeão, no Rio de Janeiro, sob o nome fantasia de Rio Galeão.
Com a mudança de gestão, o aeroporto ganhou uma nova marca que, desde semana passada, vem substituindo a marca Infraero nos painéis e outros espaços do aeroporto. A nova identidade foi desenvolvida pela empresa carioca Ana Couto Branding, que foi responsável pela Estratégia de Branding, Universo Visual e Verbal, Materiais e Ambientação do aeroporto.
“Em cinco meses de trabalho, desenvolvemos a Proposta de Valor da Marca, seu Posicionamento e o Propósito. Todos os aeroportos têm “now boarding”, mas o Aeroporto Internacional Tom Jobim vai além e fala da verdadeira conexão entre as pessoas. Daí surgiu sua Essência: “now bonding”. A Marca é inspirada nos ritmos cariocas e herdou algumas cores das acionistas. Já a ambientação do aeroporto reflete a alegria e o bom humor próprios da Cidade Maravilhosa, para que os passageiros sintam que já estão no Rio ao desembarcarem. Afinal, a cidade começa ali, no Rio Galeão.”, contou a CEO Ana Couto.
Apesar de inicialmente o novo logotipo me remeter muito à marca Brasil, eu gostei muito do resultado final, especialmente no desdobramento das peças e na ambientação. Acredito que a nova identidade visual conseguiu unir padrão internacional com a alma carioca, como era pretendido, com o objetivo final de trazer de volta o sentimento de orgulho do Galeão. Só espero que esse resultado inspire também uma melhoria na prestação dos serviços prestados pelo aeroporto.
E vocês, o que acharam deste trabalho? Se quiserem conhecer melhor o projeto, visitem http://www.anacouto.com.br/pensamentos/rio-galeao-aeroporto-internacional-tom-jobim