A cada dia, mais tecnologias são lançadas no mercado de design de produtos. Para uns, o futuro da área é baseado no fruto do reconhecimento e aplicabilidade de novos estudos e estruturas; um possível trampolim para executar em um menor tempo um melhor produto. Concomitantemente, existem correntes que afirmam que o futuro é a própria busca do passado, ou seja, o retorno à maneira rude e simples de executar tudo que se propõe. Em consenso uma única ideia: o futuro começa agora.
Para Mary Huang – que é uma designer que questiona formas de se desenvolver um produto – ” o futuro da moda, e o futuro dos produtos de consumo em geral, não está apenas em desenvolvimento de mais tecnologias e materiais avançados, mas também em reavaliar a própria infraestrutura de design, manufatura e varejo. Misturando fabricação rápida, software interativo, e a acessibilidade da web, é possível deixar as pessoas participarem diretamente do processo de criação e produção”. A designer fundou a empresa Continuum, em Nova York, que é focada em projetos digitais com impressão 3D. Mary Huang, acredita que a moda deve expressar o modo como as pessoas vivem suas vidas de maneira digital, além de considerar, em relação à produção de um produto, que “a mais bela forma seria feita inteiramente por robôs, em uma coreografia autônoma, sem qualquer trabalho humano”.
Polêmica, não?! Enfim, de fato vale conferir alguns de seus projetos como o N12 que a designer Mary Huang desenvolveu tendo como resultado o primeiro biquíni do mundo com todas as peças, fechamento incluídos, feitos diretamente por meio de impressão 3D e que se encaixam sem costura. N12 é a sigla do Nylon 12 o material de que é feito o produto; um nylon sólido que resulta em pequenas placas brancas, fortes e flexíveis, segundo consta em seu site, cuja força lhe permite dobrar sem quebrar quando a impressão for muito fina. Com uma espessura mínima de 0,7 milímetros, é possível fazer ligações que quase formam um fio.
Como o futuro começa agora, não se pode negar que alguns projetos podem reverberar de alguma forma em novas possibilidades de se fazer e pensar um produto.
Fonte e imagens: www.continuumfashion.com