O papel da publicidade e propaganda na educação é um assunto famigerado, discutido recorrentemente tanto no meio acadêmico quanto no profissional. E não restam dúvidas quanto ao seu papel na formação do caráter social. Ela é determinante, com poder de criar novos sentidos sociais.
“A publicidade, pelo seu caráter de anunciadora de novas linguagens e colaboradora no despertar de novas sensibilidades, desempenha importante papel no campo comunicação/educação“. BACCEGA, Maria Aparecida. Estudos Contemporâneos da Comunicação. p. 67.
Existem construções coletivas diversas, de diferentes grupos. São essas construções que a publicidade estuda e tem poder de influenciar. É evidente a existência de marcas com valores divergentes. De um lado aquelas que mantém valores tradicionais, ainda aceitos por grande parte da sociedade. De outro, vemos grandes players de diferentes setores, abraçando causas e movimentos contemporâneos com novos valores.
Não proponho agora a reflexão sobre a plausibilidade entre o que as marcas tentam passar e o que elas são de fato, mas sim sobre este tipo de material colaborar com a construção do senso coletivo. Segue alguns vídeos que mostram claramente a Skol abraçando causas e valores diferentes do que costumava, trazendo mensagens repletas de poder.
https://www.youtube.com/watch?v=UGJ63SNOZs0
https://www.youtube.com/watch?v=CQJSyYH_WUs
Cabe a nós comunicadores, interpretarmos o cenário contemporâneo. Temos de avaliar as construções já estabelecidas pela comunicação e descobrir se elas de fato ainda contribuem positivamente para formação do caráter coletivo. E ao termos noção do quão influente é o nosso trabalho, vira nossa responsabilidade tentar contribuir ao máximo para o amadurecimento social.
Referências
BACCEGA, Maria Aparecida. Estudos Contemporâneos da Comunicação. p. 67-70.
b9.com.br/65741/advertising/sem-dizer-uma-palavra-video-da-skol-traz-poderosa-mensagem-para-dia-de-orgulho-lgbt/