As mídias sociais são uma contínua fonte de reflexão, crítica e inspiração para os designers. Recentemente mostramos o projeto “Antisocial”, do designer Mike Campau, no qual esse critica as interações dos usuários de redes sociais, nos levando a refletir sobre às influências que elas provocam, através de estacionamentos vazios, iluminados apenas por letreiros em neon.
Mas as formas de inovar e explorar o tema mídias sociais não tem fronteiras. O trabalho do designer Ben Fearnley, através do projeto “Social Media Reality” (Realidade da Mídia Social), nos leva a uma leitura mais fácil através de metáforas visuais, onde quatro objetos retratam o Facebook, Twitter, Instagram e Snapchat como dispositivos familiares, apontando as formas pelas quais interagimos com cada rede social.
O Facebook é representado por um telescópio turístico, onde para usá-lo, é preciso um e-mail e uma senha, com isso podemos visualizar uma paisagem digital.
O Twitter, é apresentado por um megafone, que nos dá a oportunidade de falar nossos pensamentos em voz alta para o mundo baseado em muitas #hashtags.
O Instagram é retratado por um prato de jantar. Nós vemos um prato cercado por talheres, todos colocados em um bloco branco. No prato, uma montanha de corações, adições de amigos e notificações de todos os tipos para satisfazer apetites gulosos em termos de reconhecimento.
Snapchat
O Snapchat é simbolizado por um triturador. Depois que as imagens são inseridas são destruídas depois de alguns segundo. De forma sátira temos um aviso prévio solicitando que o usuário insira apenas fotos intimas, filtros estúpidos e outros.