O storytelling vai dominar o mundo. De fato é uma previsão forte, mas resume muito do que tenho ouvido e escutado por aí sobre o tema. A verdade mesmo só vamos poder ver daqui há alguns anos, não podendo se precisar quando, mas acredito que brevemente vai acontecer.
As marcas hoje em dia investem cada vez mais caro em ações efetivas, e aqui não falo só em termos financeiros, mas em termos psicológicos. Na minha época de faculdade aprendi um palavra que me bagunçou bastante a cabeça, mas que é bem verdade: “affect”, que em bom português nada mais é do que “emoção”. Isso mesmo, abalar o coração das pessoas está ficando cada vez mais comum e com a ajuda do storytelling é impressionante como isso potencializa.
Mas por quê eu falei tudo isso? Porque semana passada a Coca-cola veio com mais uma de suas jogadas mexendo com a “felicidade” dos momentos da vida. Estou falando da campanha “verdadeiro amor” que vem com hashtag e muito amor, como o título sugere.
Orquestrada pela agência Pereira & O’Dell América Latina, a nova empreitada publicitária da Coca troca as famosas faixas brancas do logo por dois braços que se seguram e se estendem, de modo que o mesmo formato das fitas permaneça.
O atual “pacote felicidade” vem em vários meios: 3 web vídeos, que você pode assistir abaixo (os 2 que já foram lançados), ativação em redes sociais, mobile, print, TV, rádio e MUB – Mobiliário Urbano. Além disso, trarão os tradicionais merchandisings em T-shirts, embalagens e capas para iphone (meninas, eu sei que agora vocês gritaram “eu quero”, mas aí já não é conosco).
O grande foco que perpassa todas as iniciativas é a sociedade moderna e sua síndrome de isolamento entre os adolescentes. Então, o sentido de identidade e pertencimento é abordado principalmente nos filmes com visões de 7 minutos cada sobre uma grande fofoca e sobre um momento vergonhoso.
Confira primeiro o filme intitulado “El Rumor” com legendas em Português e áudio em espanhol.
https://www.youtube.com/watch?v=0SrunQAfsLg
Agora assista o filme “Algo Inesperado” também com legendas em Português.
https://www.youtube.com/watch?v=blbCHPdUAVI
A hashtag Verdadeiro amigo surge então nos dois exemplos como uma demonstração de carinho e atitude de um amigo verdadeiro, que não abandona em situações críticas. E para ajudar a criar esse clima a música “Cloud’s” do grupo teen One Direction estará presente nas versões para o Vine e a banda vai aparecer nos prints.
Assista o clip de lançamento com a banda e a canção:
https://www.youtube.com/watch?v=L15ifd7HqIw
Aí você me pergunta: não ficou um pouco forçado? Sinceramente acho que não, os dois filmes mostrados até agora foram bem ambientados e produzidos com histórias bastante pertinentes. Mas você não pode negar que ficou comercial demais, não é mesmo? Depende da visão do que são negócios você tem.
Digo isso não por estar sendo pago ou favorecido por isso, mas por perceber que como toda grande empresa privada, a Coca-cola também quer dinheiro e ela vai de qualquer forma impor isso em seus atos de merchandising, e é para isso que ele existe. Mas também não posso negar que de vez em quando eles perdem a linha e ficam completamente capitalistas, ensandecidos.
Da mesma forma, não é em toda e qualquer campanha que eles acertam na mão, como eu mesmo já comentei aqui. Porém, dessa vez merecem aplausos e assobios. Foi uma sacada realmente genial trocar as faixas por braços dados, humanizando a marca e trazendo para os tempos atuais. Estratégia de lançamento perfeito na minha opinião, com tudo posto e feito nos seus devidos lugares. Parabéns Pereira & O’Dell pelo ótimo trabalho e criatividade empregados, continuem assim que vão longe.
E você nobre leitor, o que acha? Gostou?