E começou o Anima Mundi, o segundo maior festival de animação do mundo. O evento fica no Rio até 11 de agosto e depois irá para São Paulo, de 14 a 18 de agosto. Em sua 21ª edição, compõe sua mostra com 510 filmes obras 53 países — 106 produções são brasileiras.
A mostra é dividida em sessões competitivas (Curta-Metragem, Longa-Metragem Infantil, Curta Infantil e Portfólio) e não-competitivas (Panorama, Animação em Curso, Mostras e Retrospectivas Especiais, Futuro Animador e Galeria Animada).
O destaque brasileiro do festival é o longa “Luz, anima e ação!”. A produção de Eduardo Calvet conta o percurso da animação no Brasil.
Uma das coisas mais legais do Anima Mundi é o Estúdio Aberto, onde são realizadas as oficinas de animação. Este ano o evento oferece sete oficinas gratuitas e abertas ao público. O resultado do seu trabalho é exibido na hora e, se quiser rever sua “obra prima”, poderá fazer o download no site do festival.
Ah, uma dica: chegue cedo nas oficinas. O atendimento é por ordem de chegada e algumas delas são bem concorridas. O conteúdo e os horários você confere aqui
http://www.animamundi.com.br/pt/festival/estudio-aberto/programacao:763.html
Para os profissionais de animação e estudantes, o Anima Mundi oferece Masterclasses com convidados internacionais que contam suas histórias, técnicas de trabalho e processos. Mais informações sobre as Masterclasses você confere aqui:
http://www.animamundi.com.br/pt/forum/anima-forum/masterclasses:642.html
No Rio, as mostras do Anima Mundi serão exibidas na Fundição Progresso (Lapa), Oi Futuro Flamengo e Cine Odeon (Cinelândia) e em São Paulo no Cine Olido (República) e Espaço Itaú Augusta. A programação de ambas cidades estão disponíveis aqui.
http://www.animamundi.com.br/pt/festival/programacao/programacao-por-salas:784.html
[vimeo 70555881 w=500 h=281]
Você pode acompanhar as atualizações do evento na página do Design Culture no Facebook. Os colunistas do Rio e de São Paulo vão visitar o festival e publicar o que encontramos de bacana por lá.
Créditos:
Crédito da imagem: ‘Luz, anima e ação’, de Eduardo Calvet;
Foto: Anima Mundi Blog