Fiquem calmos, leitores. Não são animais de verdade.
Todos aqui sabem que o Metrô de Londres, mais conhecido como Underground, é um dos maiores casos de design mundial. Juntamente com seu consistente programa de identidade corporativa, existe um mapa perfeitamente desenhado em um grid.
Para quem não conhece, deixo como introdução o que disse Daniel Campos, do LOGOBR, “O programa de design corporativo da Underground Group na primeira metade do século XX é até hoje um dos maiores exemplos do que pode acontecer de bom quando designers assumem papeis de liderança em corporações publicas e/ou privadas.”
E aqui lembro de uma outra coisa: Somente o que é bom,e o que está na memória das pessoas, sofre cópias e intervenções criativas. Foi o que fez, de bom coração, Paul Middlewick em 1988, ao observar no mapa os cruzamentos das estações e criar os animais usando o recurso do grid. O primeiro animal encontrado por Paul foi o elefante, enquanto ele estava olhando para o mapa durante a volta para casa depois do trabalho. Desde então, Elephant & Castle, como o elefante é chamado, vem sendo acompanhado por muitos outros animais. Abaixo, alguns deles.
E o melhor não é isto. Paul ainda tem um site onde conta mais sobre o projeto e criou uma loja onde vende cartões, pôsteres, camisetas e outras coisas com as imagens dos animais.
Legal o projeto de Paul. E ainda vejo alguns designer dizendo que o grid “prende” a criação e a deixa “quadrada”
Um abraço e até a próxima.
Referências:
http://www.feeldesain.com/animals-on-the-underground.html
http://logobr.org/branding/underground-londre-design-manuais/
https://www.facebook.com/animalsontheunderground
http://www.animalsontheunderground.com/shop.html