Anvisa divulga as novas imagens das embalagens de cigarro – Design CultureAnvisa divulga as novas imagens das embalagens de cigarro – Design Culture
Notícias

Anvisa divulga as novas imagens das embalagens de cigarro

Imagem Fotolia

ATENÇÃO – IMAGENS FORTES.

Eu sou antigo. Antigo do tempo em que propagandas de cigarro passavam na TV. Do tempo em que marcas de cigarro promoviam festivais de jazz com grande divulgação em todas as mídias disponíveis. Antigo do tempo em que grandes artistas empregavam seu talento para promover cigarros.

Os comerciais eram verdadeiras epopeias. Cowboys conduzindo manadas de cavalos (com tomadas de cena filmadas em helicópteros). Bandas de músicas (das que me lembro apenas com pessoas brancas) fazendo sempre um som de respeito. Pessoas felizes da vida viajando em liberdade pela Route 66. E por aí vai. Vale ressaltar que em todo o momento essas pessoas estavam fumando e demonstrando felicidade, alegria, autenticidade e tudo o de melhor que vida pode oferecer.

Desde criança sou encantado por propaganda. Esses comerciais me fascinavam. Eu não via a hora de crescer e ser como aquelas pessoas. Queria ser autentico, livre e no meu subconsciente, fumante…

Fui crescendo e entendendo como a vida funciona. Passei a perceber que no fim das propagandas uma voz suave em tela azul dizia: ”O Ministério da Saúde adverte: fumar é prejudicial a saúde.”

Aquilo foi ficando na minha cabeça… Mas não resisti. No alto dos meus 11 anos de vida, fumei um cigarro. No dia seguinte, me preparei para fumar o segundo. Minha mãe (ao melhor estilo CSI) descobriu. Parecia que aquela voz ao fim dos comerciais dizia: ”fumar causa morte por surra de mãe”. Nunca mais fumei. Segue o baile…

Desde fevereiro de 2002 é obrigatório o uso de imagens de alerta em embalagens de cigarro no Brasil. Essa foi uma das medidas que fazia parte de um pacote de leis restritivas ao uso do cigarro, que na época, segundo pesquisas, atingia números próximos a 25% em algumas regiões do País.

Imagen Anvisa

O Brasil foi o segundo país a adotar essa medida (Canadá foi o primeiro). As imagens produzidas no Brasil se tornaram referências para diversos países. Em 2003 Austrália e Tailandia obtiveram autorização do governo brasileiro para usar as imagens produzidas no Brasil.

As imagens sempre foram claras. No topo uma tipografia pequena em caixa alta e no rodapé um alerta do Ministério da Saúde.

Agora a Anvisa divulga uma nova resolução para as embalagens de cigarro. Os alertas do Ministério da Saúde vão aparecer também nas laterais das embalagens. O alerta na parte de trás foi reformulado com uma linguagem que pode ser considerada direta e reta!

Apoio amarelo para tipografia vazada, tipografia em vermelho e preto no rodapé. As imagens podem causar bastante desconforto em algumas pessoas. A linguagem é sem meias palavras e nao deixa nada nas entrelinhas  passando mensagens como: Você infarta. Você brocha.Você prejudica. Você morre. Dentre outras que você pode ver na galeria abaixo.

Em tempo: Mãe, obrigado pela surra, sua linda :)

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Imagem Anvisa

Clique aqui para comentar ( )