Eu aqui outra vez! :D E como havia prometido no último post (Porto ponto. Uma cidade com identidade), vim falar um pouco mais sobre o quanto a Câmara do Porto investe em projetos culturais e artísticos.
Um ótimo exemplo é a convocatória Street Art Porto – Caixas EDP cuja primeira edição ocorreu em 2014. Essas são caixas de energia que ocupam a calçada de diversas ruas da cidade. Originalmente cinzentas e horrorosas pouco atrativas, o concurso foi uma forma criativa de revitalizar essas áreas, criar um novo ponto de interesse na cidade tanto para turistas quanto para residentes e inserir a população nas ações municipais. Para realizar esse tipo de projeto a Câmara criou, inclusive, uma empresa municipal. A PortoLazer, lançada em 2006, é a responsável por gerir os projetos de lazer, esporte e cultura.
Na primeira edição foram as caixas de eletricidade da Rua das Flores e do Largo de São Domingos que ganharam nova vida:
O projeto teve tanto sucesso que voltou esse ano em sua segunda edição. A seleção foi feita em abril e no início de maio foram inauguradas as artes. Dessa vez as intervenções tomaram conta de 20 caixas das ruas Cedofeita, Miguel Bombarda e Travessa do Carregal, importantes corredores turísticos do Porto. Foram selecionados 4 artistas (ou coletivos) para intervir em 5 caixas, cada. Para cada proposta a Câmara liberou 300 euros para as despesas de produção. Dentre as 44 candidaturas os escolhidos foram Cristina Assunção, Hélia Aluai, Mirjam Siim e o projeto “É um produto português com certeza!” da dupla Catarina Rodrigues e Thiago Marcial, brasileiro!
É lindo ver uma cidade incentivando e apoiando a arte urbana. Que sirva de exemplo pra outros municípios! E você, lembra de alguma ação interessante de street art apoiada por uma prefeitura?
Fotos 2014: Dara Oliveira
Fotos 2016: Pedro Figueiredo