As fotografias vencedoras do National Geographic Photographic Contest de 2013

Todo final de ano a National Geographic convida fotógrafos do mundo todo a enviarem fotos para seu famoso concurso anual. Os trabalhos podem concorrer em três categorias: pessoas, lugares e natureza.

Este ano, foram mais de 7 mil inscrições vindas de mais de 150 países, contemplando fotógrafos amadores à profissionais renomados.

Os jurados Susan Welchman (editora senior da revista), Stephanie Sinclair e Ed Kashi (fotógrafos colaboradores) se reuniram este mês em uma sala escura, com os trabalhos concorrentes projetados em sequência em uma tela grande. Depois de dias de discussões, foram divulgados recentemente os vencedores de 2013.

Paul Souders levou o Grand Prize e também o prêmio da categoria “natureza” por sua foto “The Ice Bear”, que retrata um urso polar mergulhado em um oceano congelado no Hudson Bay, Canadá.

Em entrevista para o site do concurso, Souders conta que atua como fotógrafo profissional há mais de 30 anos. E que, inicialmente perseguindo o fotojornalismo, o ponto de virada de sua carreira foi quando decidiu empacotar tudo o que tinha e se mudar para o Alasca, aceitando um trabalho em um grande jornal local. De lá, suas fotografias passaram a retratar a natureza. Foi então que decidiu largar tudo novamente para viajar o mundo como fotógrafo da vida selvagem.

Abaixo, alguns outros trabalhos fotográficos que receberam prêmios por categoria e menção honrosa.

Cecile Baudier foi a vencedora da categoria “pessoas”, com a fotografia “Together, Alone”, um retrato de dois gêmeos idênticos em Fyn, Dinamarca, como parte de uma série fotográfoca que retrata pessoas que possuem conexões fortes uma com a outra.

 

Já na categoria “lugares”, Adam Tan foi o vencedor com a foto “Long Road to Daybreak”, sobre uma antiga vila chinesa que em breve será transformada em um novo empreendimento, seguindo o acelerado crescimento econômico da China.

 

Menção Honsora “Natureza”

“Indian Rhino”, por Stephen De Lisle. Um rinocerante indiano preso em um zoológico de Toronto.

“Flying Egrets”, por Réka Zsirmon. Pássaros em um campo da Hungria.

Menção Honsora “Lugares”

“Cows And Kites”, por Andrew Lever. Búfalos em uma praia vazia com calor de 35º.

“Graveyard”, por Julie Fletcher. A água esverdeada e pastosa traz um aspecto surreal proporcionado pelo fenômeno natural causado pela atividade eletromagnética da luz atingindo a superfície da água.

Menção Honsora “Pessoas”

“Life Along The Polluted River”, por Andrew Biraj. Um menino brinca com balões no Buriganga River, Bangladesh, junto ao lixo espalhado pela margem.

“Laurentiu”, por Aurélie Geurts. Fotografia retrata família humilde que vive em um cortiço em Ghent Dampoort. Este trabalho é parte da série ëFrumoasaí, que significa “beleza” em romeno.

Fonte: National Geographic

http://proof.nationalgeographic.com/2013/12/19/the-2013-national-geographic-photography-contest-winners/

Related posts

LG relança o Mini System LG XBOOM com grave potente

A Convergência Política: É melhor se comunicar Offline ou Online

LG anuncia nova linha de Lava e Seca com maior capacidade, IA e design único