Vencedor do mais prestigiado prêmio de arquitetura moderna, o Pritzker deste ano (uma espécie de Nobel da Arquitetura), o arquiteto Shigeru Ban tem estilo único e maestria na criação de suas obras, que chamam atenção do ponto de vista estrutural e sustentável. Ele não é só um bom exemplo mas uma fonte de inspiração para os jovens profissionais. A revista Time o listou na sua projeção dos mais importantes inovadores do século 21 no campo do design e da arquitetura.
Shigeru Ban é famoso pelo uso de materiais recicláveis e por seu trabalho humanitário. Uma das suas obras, o pavilhão japonês, parte da Exposição Universal de 2000, em Hanôver (Alemanha), foi enviado direto para um centro de reciclagem após o término do evento. Também participaram do projeto o arquiteto Frei Otto e a BuroHappold Engenharia.
Ban também trabalha com casas para desabrigados e vítimas de desastres naturais, feitas de tubos de papelão reciclados. Esse admirável trabalho social é o assunto da sua palestra TED, que já ultrapassa 1 milhão de visualizações (e tá lá no fim do post).
Aqui você pode ver alguns detalhes dessas casas e abrigos:
O uso do papel e de tubos de papelão, porém, não se limita às construções para refugiados e desabrigados: este material está presente em praticamente todos os seus projetos, tornando-se marca registrada do trabalho de Ban. Confira alguns outros projetos:
Catedral de papelão (Cardboard Cathedral), Nova Zelândia:
Casa de papel (Paper House), Japão:
Centro Pompidou-Metz, centro artístico francês, uma de suas obras mais reconhecidas:
Escola primária temporária, China:
Museu de Arte de Aspen, EUA, um dos seus trabalhos mais recentes:
Para conhecer mais trabalhos, acesse a página de Ban e bom passeio pelo mundo novo!
Vídeo TED:
[ted id=1809 lang=pt-br]