As ONGs e seus anúncios

A publicidade se encontra em todos os meios, desde escolas até grandes corporações mundiais. Ela tem um objetivo principal, informar algo para o seu público-alvo. Uma das instituições que usam essa forma de comunicação são as ONGs (Organização Não Governamental). Com as suas peças publicitárias criativas, não dispensam de um bom diretor de arte e um redator que tem o domínio das palavras. Conheça agora algumas ONGs de conservação da natureza, que investem em publicidade e que esbanjam na originalidade.

PETA

People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), conhecida por suas campanhas e ações polêmicas para lutar pelos direitos dos animais, se utilizam mais de fotografias e tem uma preocupação na composição dos objetos nas imagens.

Essa ONG não existe no Brasil, mas você pode conferir várias peças em diferentes idiomas na internet.

Anúncio contra a produção e consumo de foie gras da PETA  Alemanha.

Este vídeo da PETA Ásia  que viralizou, foi lançado este ano e quem assistiu ficou chocado com o que foi mostrado: 

 

SOS Mata Atlântica

Com foco na preservação da Mata Atlântica, a sua criatividade se encontra em pegar elementos que já existem e colocar em diferentes ângulos, assim surge uma nova imagem. Um clássico são as árvores na horizontal, uma oposta a outra formando um pulmão.

A linguagem não verbal, no caso metonímia é muito clara e incentiva o receptor a refletir e chegar a conclusão por seus próprios meios.

 

AKATU

Com títulos criativos e com um toque de personificação, as campanhas da AKATU tem uma leveza, mas não deixa de lado as causas por quais lutam.

Com foco na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo responsável, estimula o estilo sustentável de vida.

 

 

Greenpeace

Tem a missão de preservar a natureza, tanto na parte da flora, quanto da fauna. Uma das maiores OGNs do mundo, ela investe muito em publicidade e a maioria das vezes são muito impactantes.

Através de algo chocante, eles procuram sensibilizar a sociedade por meio de elementos visuais e fazem o público pensar sobre o que se trata a imagem.


WWF

A World Wide Fund for Nature (WWF),iniciou a ação Hora do Planeta que luta contra o aquecimento global. Combate a degradação do meio ambiente, atua em investigações  e recuperação ambiental.

Muitas vezes utilizam elementos  que são característicos da cidade para retratar alguma situação na natureza.  

Os materiais publicitários de  ONGs tem o costume de utilizar bastante a linguagem não verbal e apelar para o impacante, através das artes e dos textos sinceros. Se pode notar que existe uma grande pesquisa atrás de cada anúncio e a preocupação de passar a mensagem por algo que não é óbvio.

 

Imagens: Pinterest, SOS Mata Atlântica , Akatu, BuzzFeed.

Related posts

LG relança o Mini System LG XBOOM com grave potente

A Convergência Política: É melhor se comunicar Offline ou Online

LG anuncia nova linha de Lava e Seca com maior capacidade, IA e design único