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As tendências de branding para 2023

A tecnologia virou recurso indispensável para conectar marcas e clientes.

Por Renata Tuccimei

Já faz um bom tempo que o branding deixou de ser uma incógnita para o mercado. De grandes marcas a pequenos negócios, cuidar da marca vem sendo uma estratégia pensada, superando a época em que ações de conexão intuitivas imperavam na grande maioria das empresas.Desde 2022, além dessa consciência e desenvolvimento de projetos mais estratégicos, se observam movimentos que vão consolidando cada vez mais o branding como uma estratégia confiável e de fácil mensuração. A tecnologia é um grande aliado nessa mudança, criando interface entre dados quantitativos e qualitativos e gerando melhores insights para tomadas de decisão.

Em 2023 as tendências para trabalhar com branding estão muito ligadas à coleta de dados e vou explicá-las como eu gostaria de consumir esse conteúdo. Espero que você também goste. 

FOCO NO CLIENTE ALVO

Fonte: Grupo Pão de Açucar

Grandes marcas entenderam que para criar conexão com seu público, é preciso mais do que categorizá-los. Não existe geração mais heterogênea que a atual e os grupos de interesse comum são cada vez mais específicos, tornando-os menores e trazendo a necessidade de personalizar ainda mais a comunicação, a experiência e a forma de vender. Empresas como o Grupo Pão de Açucar saíram na frente ao criar modelos de negócio específicos para seu target central: consumidores de centro urbanos de médio a alto padrão que moram sozinhos ou com o parceiro que precisam de agilidade e praticidade para suas compras semanais. 

Foi criado o minuto Pão de Açucar . Uma loja premium e compacta que atende às necessidades do público trazendo acolhimento e inovação. Além disso, trazem uma experiência FYGITAL onde a compra é feita na loja e online ao mesmo tempo. Essa mudança ajuda a marca a utilizar da próxima tendência. Mas antes de já pular para ela, quero trazer uma dica:

Para empreendedores e pequenas marcas:
Os esforços de marca, seja de performance, de relevância ou de comunidade, podem trazer retornos inestimáveis se bem gerenciados. Estabeleça um objetivo por vez para que você tenha fôlego e consiga atingi-lo sem prejudicar a vida financeira do seu negócio. 

DADOS PARA CRIAR INTIMIDADE

Com ferramentas de tecnologia dando suporte à operação, fica incrivelmente mais rápido coletar dados que ajudam a entender o comportamento, informações demográficas e, dependendo do investimento, até como se sentem os clientes dentro da sua empresa. Usar esses dados de forma estratégica, pode revelar que grupos de consumo são mais relevantes para o faturamento da sua marca, qual o impacto dela na vida das pessoas e  de que forma sua marca melhor se aproxima desse público. 

Se você quer coletar dados do seu negócio e acha que é caro, experimente tem um mínimo de controle sobre as informações relevantes, como número de clientes, idade, localização, frequência de consumo, ticket médio… coloque isso na mão de um estrategista de marcas e veja a mágica acontecer! 

IA COM AUTENTICIDADE

A inteligência artificial já é uma realidade e juntamente ao metaverso, cria uma disrupção na forma como as marcas tem criado experiências. Cada vez mais acessível, pode ajudar marcas a envolver o cliente em uma espiral de fidelização, e se associada a uma interação com o mundo ao redor, pode ampliar o poder de atuação.

Comece a pensar como filtros de instagram podem ajudar a movimentar a sua marca? Como ter um aplicativo que interaja com os dados cedidos pelos smartwatches para fazer o cliente consumir sua marca? Parece bobagem? Estudos mostram crescente de 50% em investimentos em IA no último ano por parte de empresas no ramo de serviços, e espero que essa oportunidade seja bem aproveitada antes que faça parte do senso comum.

COMUNIDADES COM PROPÓSITO COMUM

Pratinho de mainha. Fonte: Delikata

Os influenciadores sabem bem o poder de ter uma comunidade, mas já existem marcas pequenas que descobriram essa tendência potente que não só aumenta o alcance da marca, cria engajamento, mas também reduz custos  esforços de marketing.

A delikata é uma doceria pernambucana que cresceu na pandemia por sua personalidade jovial e irreverente (inclusive bem trabalhada em sua comunicação), mas principalmente pelo seu poder identificação com o público, criando uma comunidade ávida por consumir o conteúdo e mais ainda por compartilhar. As vendas sobem através de pequenas referências regionais ou de época, como colocar o link de vendas pq a empresa tem que “pagar a conta da celpe”, ou pedir um “pratinho de mainha”, nome de um combo criado a partir da referência aos aniversários de criança. Que pernambucano não quer se sentir parte desse enredo? 

A dica aqui é observar marcas que usam essa estratégia e entender como você pode criar a sua de forma autêntica. 

AUTOMAÇÃO COM SEU JEITINHO

Sim, não dá pra abraçar todos os canais, e para a grande maioria das empresas, gerenciar o relacionamento com o cliente é um dos grandes desafios e apesar de existirem muitas ferramentas e soluções de automação, o seu cliente não quer conversar com um robô. Então o que a gente faz?

Criar padrões de interação com o cliente cada vez mais alinhado com a personalidade, tom de voz e identidade verbal da marca é CRUCIAL para potencializar esse recurso e ter um ROI de fazer o coração do empresário palpitar. 

 A autenticidade é fundamental, pois as empresas precisam ser honestas e verdadeiras em sua comunicação para ganhar a confiança dos consumidores.

Pequenas empresas podem adaptar essas tendências de branding, investindo em tecnologias de personalização, sendo transparentes sobre suas operações e práticas éticas e se comunicando de forma autêntica com seus clientes. Além disso, é importante para as pequenas empresas se envolver com sua comunidade local e ser uma empresa ética e responsável. Isso pode ajudar a construir uma marca forte e confiável.

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