As teorias de Gestalt na Publicidade

A teoria de Gestalt mostra as diferentes formas de organização visual dos objetos, que são percebidas de maneiras diferentes de acordo com cada pessoa, tendo assim, significados distintos para cada individuo. Uma imagem que é vista por uma pessoa pode ser vista diferente por outra.

A Gestalt apresenta 7 leis ou princípios, que vamos discutir um pouco a seguir:
TEORIA DA GESTALT 
1. Unidade

Na unidade, o elemento se encerra nele mesmo. Observamos ele como um todo.
2. Segregação

A segregação é a capacidade de gerar hierarquias nas formas visuais.

“A segregação é a capacidade perceptiva de separar, identificar e destacar as unidades formais.”
3. Semelhança

Os objetos tendem a se agrupar visualmente quando possuem características semelhantes, sendo percebidos como unidades.
Estas características podem ser a forma, cor, textura…

4. Fechamento

O fechamento faz que o nosso cérebro produzam contornos que não existem.

5. Continuidade

Quando os objetos acompanham um ao outro.


6. Proximidade

Os elementos próximos tendem a se agrupar visualmente.


7. Pregnância da forma

É a simplicidade e equilíbrio, por exemplo, olhar um anúncio ou uma imagem e entende-lá rapidamente . A maioria dos anúncios possuem pregnância.

Baixa Pregnância da forma:

Alta Pregnância da forma:

Lembrando que em um anúncio/imagem na maioria das vezes são usadas mais de uma lei para compor a peça. Então a seguir vamos ver isso um pouco na publicidade e vocês vão poder observar quais leis de Gestalt que compõe os anúncios.

Teoria de Gestalt vista dentro da publicidade:

 

 

 

 

 

 

Se expirem e utilizem muito desse conhecimento pros próximos trabalhos. ;)

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