Olá, leitores.
Creio que estejam acompanhando os Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, que serão disputados entre os dias 7 e 23 deste mês.
A situação política do país em tornos em torno do Jogos não é das melhores, por conta de diversas acusações de corrupção na organização do evento, desrespeito ao meio-ambiente e até a exploração de mão de obra.
A lei anti-gay, promulgada em junho do ano passado pela câmara alta do Parlamento russo, que autoriza multas e prisões por “atos de propaganda homossexual” para menores, também vem sendo alvo de sérias críticas, inclusive por parte do Google que, na sexta-feira dia 7 protestou em forma de Doodle.
Essas questões serviram de pretexto para as lideranças ocidentais também manifestarem-se contra o governo russo, além da recusa para a cerimônia oficial de abertura dos Jogos. Na abertura do evento, Ban Ki-Moon, secretário-geral da ONU, pediu que o mundo inteiro se levantesse contra os ataques aos homossexuais. O presidente norte-americano Barack Obama, que em forma de protesto não compareceu à Abertura dos Jogos ofereceu, inclusive a atletas gays a missão de portar a bandeira dos Estados Unidos na cerimônia.
Mas, como tudo na cabeça de um designer transforma-se em oportunidade, o ilustrador russo Andrew Tarusov aproveitou a situação e, de maneira bem-humorada respondeu com belos cartazes de pinups à toda essa situação política envolvendo os Jogos Olímpicos.
O processo criativo.
Andrew explica que os calendários foram pintados como brincadeira, mas o projeto causou bastante ressonância na Internet com pessoas desejando adquirir o meterial.
O ilustrador chegou a entrar em contato com a comissão organizadora dos jogos e os convidoui a cooperar com ele, mas obteve resposta negativa e resolveu fazer o seu projeto de maneira informal mesmo.
Ele preferiu não utilizar qualquer marca ou referência direta dos Jogos Olímpicos de Sochi Jogos, e combinou, de maneira não tão fácil, o estilo das pin-up norte-americanas da década de 50 com o estilo visual da arte russa. A peleta de cores escolhida para combina com o estilo é vermelha, branca e azul e, as meninas pintadas nas posas clássicas das pinups trazem o fervor soviético em seus olhos.
O calendário.
Sensacional o projeto de Andrew que, com bom-humor criticou a política russa e suas posições não somente perante aos jogos, mas também em relação ao país no momento em que cria uma lei anti-gay. Complicado né?
Confira então, o trabalho de Andrew.
Forte abraço e até a próxima.
Referências:
https://boomstarter.ru/projects/tarusov/pechat_sportivnogo_kalendarya_na_2014_g
http://www.feeldesain.com/olympic-pinup-calendar-2014.html