Publi e MKT Campanha da Cruz Vermelha Japonesa dá exemplo invertido

Campanha da Cruz Vermelha Japonesa dá exemplo invertido

Por Diogo Mattos
ação para incitar honestidade da Cruz Vermelha Japão

Quando vemos marcas lançando um anúncio ou campanha com forte apelo emocional ou de cunho social, logo ligamos o alerta de que aquilo é coisa para Cannes. Ai não falo apenas do lado positivo, mas também da extrema necessidade das agências de querer aparecer e ganhar prêmios para preencher o ego publicitário. O resultado já sabemos, aquela coisa forçada, piegas, que puxa demais pelo emocional, mas que racionalmente não é nada legal.

Porém, não só de “gambiarras” vive a publicidade. Nos voltando para o campo das Organizações não Governamentais (ONGs, no popular), a coisa fica mais crível e respeitável. Porque aqui já não há preocupações em ganhar prêmios ou aquele fee para o diretor de criação sorrir (há controvérsias, eu sei, mas vamos deixar isso para depois).

A Ação invertida

Campanha para incitar honestidade da Cruz Vermelha Japão

Nessa onda, a Cruz Vermelha do Japão filmou uma ação intitulada “Você pode fazer a coisa certa?” que, passando pelo experimento social, inverteu a lógica de uma forma bem criativa, simples e… fofa, muito fofa (você vai entender isso quando ver o vídeo).

A subversão da iniciativa foi colocar em cima das crianças o poder de “dar uma lição” nos adultos, ao invés do contrário, que é o mais trivial de se ver por aí em outras campanhas e ações. O foco central então foi a honestidade representada pela pureza do gesto de uma criança, deixando implícito que isso deve começar bem cedo.

O que vocês verão abaixo é um ator adulto simulando deixar cair uma carteira no chão para ver a reação dos pequenos. E o resultado é incrível e criativamente falando genial. Confira agora e depois fique comigo para entender porque, apesar de simples, essa campanha é fabulosa.

Analisando a campanha

A começar pelo roteiro do filme, passando depois pela música e ambientação tudo foi bem pensado. As reações acredito terem sido naturais, claro, mas o como os atores interagem com a criança é sensacional. Eles são praticamente a escada para que a iniciativa dos pequenos brilhem. Afinal, a honestidade é o foco aqui.

A pureza das crianças então passa a criar até u certo constrangimento no espectador, que mesmo prevendo ser aquele adulto que deixou cair a carteira um ator, mas fica ali na expectativa. Depois tudo se desenrola com sutileza nos detalhes e humildade no agir.

Por outro lado, como nem tudo são flores, pode não ter ficado ali muito óbvio o propósito de tudo. Não estou falando do tema honestidade em si, porque isso fica mais do que evidente, mas do objetivo da Cruz Vermelha como marca em sua comunicação com o público.

 

 

Logo da Cruz Vermelha Japão

Acredito que, como você sabe, o fato de a logomarca da organização só aparecer no final, faz parte da propaganda do segmento e do tipo de ação: o experimento social. Mas o todo deve estar explícito, pois uma vez viralizada ou exibida, essa mensagem tem que ser captada mais facilmente, senão fica apenas o fazer pelo fazer.

Contudo, essas são questões talvez muito específicas para os futuros profissionais ou pessoas atuantes da área como eu e você. Mas apesar disso, acredito que esse pequeno fator não tenha alterado em nada o brilhantismo da comunicação e a riqueza do gesto. Parabéns aos criativos envolvidos.

E como tudo aqui no blog, essa foi apenas minha humilde opinião. Agora eu quero saber de você, o que achou? Estou louco para que você me conte aí na caixa de comentário embaixo desse post.

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