Capas de livros e suas adaptações

Certeza que você caro leitor já parou para pensar, por que um único livro tem tantas capas diferentes? Muitos pensam que por conter o mesmo conteúdo não é preciso mudar a capa, já que tudo é a mesma coisa. Mas isso é um engano, “a aparência diz tudo”, se ela não está de acordo com o seu público-alvo, muitas vezes vai passar despercebida na prateleira da loja.

Saiba alguns motivos que influenciam na mudança da capa do livro:

Cultura

Isso vale para todo tipo de divulgação de qualquer mercadoria, a comunicação tem que ser adaptada conforme a cultura do país. No caso o livro leva vantagem sobre outros produtos, a capa é mutável. Os traços típicos, as cores e os estilos artísticos que se identificam com um determinado público de um país, entram na arte. Isso permite uma aproximação com o gosto das pessoas. Aqui também pode entrar a mudança do título, outra maneira de adequação. 

   

Brasil e Irlanda (Capas de acordo com a cultura do país.)

Idade

Em um único país, pode ter várias versões de capas para uma determinada obra, isso é utilizado para atingir várias pessoas de diferentes idades. Alguns livros que eram os favoritos das crianças antigamente, ganham aparências novas e mais amadurecidas para que os adultos comprem. Um clássico é o livro O Pequeno Príncipe, quem gostava da história quando era novo, provavelmente vai querer ter um quando grande, simplesmente para guardar ou ler novamente.

   

A versão mais trabalhada da capa e a tradicional. 

 

Filme e série

Quando o livro ganha uma adaptação para o cinema ou série, muitas editoras colocam a imagem dos atores na capa, assim quem adora o livro pode ter outra versão de capa para colecionar ou aquele que nem prestava atenção adquire porque tem um ator ou atriz que admira.

 

Edições

Existem as edições que vem com a ortografia atualizada, que contém alguma informação adicional, de comemoração ou para colecionador, para isso também se usa do recurso de alteração da capa.

 

Edição de colecionador.

Versão tradicional.

Para concluir, se pode perceber que a aparência é a primeira impressão que fica, um livro com uma capa bem elaborada e colocada em um bom lugar na livraria ou loja, vai chamar muita a atenção, por isso as análises e estudos para se fazer uma arte bem diferenciada e que agrade o público, afinal o livro terá que se promover por si só, não é sempre que tem algum cartaz com a propaganda da obra. ;)

 

Imagens: Americanas, Amostra de Livros, No Pátio, Editora Multicultural, Baeza.

 

Related posts

LG relança o Mini System LG XBOOM com grave potente

A Convergência Política: É melhor se comunicar Offline ou Online

LG anuncia nova linha de Lava e Seca com maior capacidade, IA e design único