Cinco dicas de como aumentar as vendas na BlackFriday

CEO da Saving, Caio Velloso, fala sobre algumas estratégias de marketing
e comunicação fundamentais para aumentar as vendas na importante data do varejo, que acontece na próxima sexta-feira, dia 24.

Ao longo dos anos, a Black Friday tem experimentado um crescimento expressivo no Brasil, com consumidores ansiosos por descontos e promoções especiais. Com forte presença online, com muitos consumidores optando por fazer suas compras pela internet para evitar as aglomerações nas lojas físicas, empresas de comércio eletrônico e varejistas online têm sido particularmente ativas durante esse período, oferecendo descontos significativos para atrair os consumidores. Durante a Black Friday, que acontece na próxima sexta-feira, dia 24 de novembro, diversos segmentos adotam promoções e acordos comerciais diferenciados. As ofertam vão desde eletrônicos, eletrodomésticos até moda, cosméticos, viagens e pacotes de serviços, o que contribui para um aumento na diversidade de produtos e serviços em promoção.

Caio Velloso, CEO da Saving, concedeu uma entrevista para o Design Culture em que dá dicas sobre como aumentar as vendas nessa data tão importante para o varejo.

  1. O que as empresas devem fazer para enfrentar a concorrência acirrada no mundo digital?

CV: Para enfrentar a concorrência, as empresas brasileiras geralmente empregam estratégias de marketing criativas para se destacarem durante a Black Friday. Isso pode incluir campanhas publicitárias, promoções exclusivas para clientes cadastrados, descontos progressivos, entre outras estratégias.

  • Qual o melhor investimento a ser seguido e que de fato atrai o consumidor?

CV: Utilizar conteúdos audiovisuais de forma eficaz pode ser uma estratégia poderosa durante a Black Friday, sendo decisória no momento da compra.

  •  Quais são as principais dicas que você daria para quem quer investir na criação de conteúdos audiovisuais?

CV: Eu acredito que poderia elencar aqui cinco dicas principais de marketing, para alavancar as vendas online.

  • Produzir Vídeos de Ofertas Especiais:

Crie vídeos curtos e atraentes destacando as principais ofertas da Black Friday. Mostre os produtos em destaque, seus descontos e as vantagens de comprá-los durante o evento.

  • Produzir Tutoriais e Demonstração de Produtos:

Produza vídeos que demonstrem como os produtos funcionam, seus benefícios e como os clientes podem usá-los. Esses vídeos ajudam os consumidores a entenderem melhor os produtos, incentivando a compra. Essa estratégia ganha mais força quando é utilizada com influenciadores.

  • Mostrar os Bastidores da Preparação para a Black Friday:

Leve os clientes para os bastidores e mostre a preparação da sua empresa para a Black Friday. Isso cria transparência e confiança, além de gerar expectativa para as ofertas especiais que estão por vir.

  • Gravar Depoimentos e Avaliações de Clientes:

Compile depoimentos de clientes satisfeitos em vídeos. Vídeos de depoimentos humanizam a experiência do cliente e podem influenciar positivamente a decisão de compra de novos clientes durante a Black Friday.

  • Produzir Conteúdo ao Vivo e Interativo:

Realize transmissões ao vivo nas redes sociais para apresentar ofertas exclusivas, responder perguntas em tempo real e criar uma experiência interativa. Os consumidores adoram a autenticidade e a imediatez do conteúdo ao vivo. Lembre-se de otimizar esses vídeos para dispositivos móveis, já que muitos consumidores assistirão aos conteúdos em smartphones. Além disso, promova esses vídeos nas redes sociais, site e e-mails para ampliar o alcance da sua campanha de Black Friday.

  •  Na sua opinião, qual é a principal estratégia de marketing que as marcas devem adotar para se destacar frente aos seus concorrentes?

CV:As estratégias se baseiam em aprimorar a experiência do cliente, oferecendo ofertas que sejam relevantes no comparativo com outras promoções ao longo do ano. O cerne da maioria das campanhas de Black Friday está diretamente ligado à narrativa de descontos agressivos vs escassez. Logo, os varejistas criam muitas ofertas que são direcionadas ao consumidor em um curto prazo de tempo ou até os estoques se esgotarem. O grande diferencial é o como e a forma que apresentamos isso. É nesse momento que atuamos na Saving junto aos nossos clientes, para fazer a diferença e aumentar os resultados de vendas.

Sobre a Saving:

Com seis anos de mercado, a Saving é uma agência de comunicação integrada que valoriza a inovação e agilidade. É dona de uma carteira de key accounts robusta, incluindo a Época Cosméticos do Grupo Magalu, líder no e-commerce de dermocosméticos no Brasil; a Allos, um dos maiores grupos de shoppings da América Latina; a Farmoquímica – FQM, gigante farmacêutica, com mais de 90 anos de mercado; a Petros, fundo de previdência da Petrobras com um patrimônio de mais de R$110 bilhões, e o IRB(Re), líder no mercado de resseguros do Brasil. Saiba mais em https://saving.agency/.

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