Publi e MKT Cinco dicas para alavancar as vendas de fim de ano no E-commerce

Cinco dicas para alavancar as vendas de fim de ano no E-commerce

Por carolinedeina

O último trimestre do ano marca grandes datas responsáveis por movimentar o varejo: Black Friday, Cyber Monday e Natal. Dados da Federação Nacional do Varejo dos Estados Unidos revelam que, desde 2019, há mais pessoas comprando online do que em lojas físicas durante a Black Friday, mesmo antes da pandemia. Especialistas apontam que a tendência deve ser replicada em outros países do mundo, que já se preparam com ofertas especiais para atrair os clientes nestas datas. 

Para os e-commerces, o desafio é lidar com o grande volume de buscas no site e o fluxo intenso de vendas, sem perder oportunidades e deixar a qualidade dos produtos ou serviços cair. “Temos ferramentas no mercado que podem otimizar o tempo e os esforços, para captar e gerir um volume maior de leads, acompanhar todas as etapas do funil de venda e fidelizar novos clientes. Explore o remarketing, comunique nos canais favoritos do seu cliente e o que puder automatizar, automatize”, explica o Head de Marketing da E-goi, Marcelo Caruana. 

Confira cinco dicas para alavancar as vendas de fim de ano no E-commerce:

  1. Use os dados ao seu favor

Dizem que os dados são as moedas do século XXI. Então, se seu cliente ou lead permitir, pergunte tudo o que será interessante para construir as suas próximas estratégias de comunicação. Entenda os interesses e a prioridade da sua audiência. Conheça a melhor forma de se conectar com ela, com uma abordagem personalizada. No fim do ano, crie promoções irresistíveis e vá até o seu cliente ou lead. Mostre para ele como a sua marca pode oferecer uma experiência incrível. Integre seu e-commerce com uma plataforma que te permita analisar e segmentar todos os contatos, para facilitar a posterior comunicação. Lembre-se sempre de estar atento à legislação de proteção de dados em vigor, para respeitar todos os direitos do seu cliente ou lead. 

  1. Explore diferentes canais

Redes sociais, e-mail marketing, SMS e notificações push são alguns exemplos de canais que você pode explorar. Precisa estar em todos? Não! Precisa estar onde o seu cliente estiver. A compra pode ter um percurso não-linear, isto é, o cliente pode conhecer o seu produto pelas redes sociais, mas pode se interessar mesmo pela compra depois de receber um e-mail marketing com um desconto especial, por exemplo. Pensar em conteúdos e abordagens para cada um desses canais parece ser uma tarefa desgastante. Contudo, é possível gerenciar redes sociais, SMS, e-mail marketing, notificações push e outros canais em um só lugar. Se precisar de ajuda com o conteúdo, o calendário de marketing 2022 tem sugestões para todas as épocas do ano. 

  1. Remarketing

O remarketing nada mais é do que voltar a fazer marketing para pessoas que já demonstraram interesse pelo seu produto ou serviço. O objetivo é atraí-las novamente para o seu E-commerce e fazê-las concluir a compra. É uma estratégia eficiente, mas que precisa ser muito bem estruturada, para não se tornar cansativo e acabar dispersando esse futuro cliente. Para criar uma boa estratégia de remarketing, é importante considerar que os usuários podem estar em diferentes estágios do processo de compra, como conscientização, consideração, decisão ou até fidelização. Segmente campanhas para, por exemplo, quem fez download de algum conteúdo que você ofereceu, quem visitou mais de cinco páginas do seu site, quem já realizou um número X de compras, entre outras situações. O Google Ads costuma ser um grande aliado nessa estratégia. Se tiver dificuldades para gerenciar campanhas diretamente no Google, na plataforma E-goi é possível criar anúncios de acordo com o seu objetivo em 3 minutos. 

  1. Campanhas de fidelização

Reter clientes é uma estratégia importante para sustentar o seu negócio. Philip Kotler, conhecido como o pai do marketing, costuma dizer que conquistar um novo cliente custa até sete vezes mais do que manter um antigo. Por isso, invista sem medo na fidelização. As festas de fim de ano são uma boa oportunidade para fortalecer o relacionamento, agradecendo pela parceria e também enviando promoções exclusivas. O pós-venda também é importante, para que o cliente se mantenha em contato com a sua marca, aumentando a probabilidade de fazer novos negócios e ainda possibilitando que ele se torne embaixador voluntário dos seus produtos e serviços. 

  1. Automação

Se o tempo é dinheiro, a automação é uma aposta certa para poupar seu investimento de energia e recursos. Captação de leads, remarketing, conversão e fidelização são exemplos de processos que podem ser automatizados, promovendo maior produtividade e eficiência. É possível ainda acompanhar o desempenho dos envios, para identificar, por exemplo, quantas aberturas as campanhas tiveram, cliques e outras taxas relevantes. Os fluxos de automação podem ser usados para recuperar carrinhos abandonados, recuperar clientes inativos, enviar campanhas especiais de aniversário e outras situações relevantes para o seu negócio e cliente.  

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