Design

CityTree: a “árvore” hightech que limpa o ar

Banco urbano “verde” tecnológico filtra o ar com os mesmos resultados de 275 árvores urbanas juntas.

80% dos habitantes das cidades respiram diariamente o ar poluído e todos os anos morrem cerca de 70 mil indivíduos de causas atribuídas à poluição atmosférica.

Mediante a esta pesquisa, Green City Solutions, uma empresa alemã focada no design ecológico que mantém um compromisso com a melhoria da vida urbana em geral, reprojetando o modelo de banco urbano tradicional, transformou-o na inovadora City Tree, um banco móvel capaz de limpar o ar.

Criada na Alemanha, CityTree, a árvore da cidade” high tech é um banco móvel que abriga em sua estrutura musgos e mobiliário urbano que busca solucionar a poluição atmosférica dos centros urbanos. Este projeto apresenta uma perfeita relação entre a natureza e a tecnologia.

Fonte: ArchDaily

Ao contrário de uma árvore, a CityTree não tem tronco, ocupa 3,5 metros quadrados e possui 4 metros de altura. Esta “árvore” compreende basicamente em um grande painel vertical: uma parede de musgos que, de acordo com seus criadores, tem a capacidade de absorver a mesma quantidade de dióxido de nitrogênio e partículas microscópicas do ar que uma pequena floresta, ou seja, 275 árvores naturais.

A CityTree pode absorver 250 gramas de partículas por dia e armazena 240 toneladas métricas de CO2 por ano, segundo a Green City Solutions.

Fonte: GREEN CITY SOLUTIONS [Página na rede social Facebook]

Apesar deste projeto custar em torno de $30.000, é necessário somente 6 horas para ser instalado e sua manutenção é bem simples.

A CityTree é alimentada por painéis solares e possui sensores capazes de medir a qualidade do ar e avaliar a sua eficiência. Além disso a “árvore” possui em seu interior um tanque de água que permite a CityTree regar-se sozinha e pode ser personalizada de vários jeitos e cores, até para proteção contra atos de vandalismo.

Se ainda há dúvidas se este produto realmente seja sustentável, lá vai mais um detalhe deste mobiliário: cada CityTree utiliza o máximo de materiais recicláveis! Temos que concordar que este projeto é um ótimo exemplo para representar o Design Sustentável.

Uma das CityTree foi instalada em Londres para ajudar a cidade na luta contra a poluição do ar. Em janeiro de 2018, Londres excedeu o limite de poluição atmosférica estipulada para o ano todo quebrando o recorde de 2017.

Fonte: Dezeen

Outras 25 cidades já receberam este mobiliário como Bruxelas, Oslo, Glasgow e Hong Kong, além de várias cidades da Alemanha.

Confira abaixo como é o processo de instalação da CityTree:

Imagem de destaque/Fonte: Green City Solutions (Página Oficial no Facebook)

Clique aqui para comentar ( )