Tecnologia

Como a Internet das Coisas está mudando o nosso cotidiano

A Internet das Coisas (IoT) é uma frase que está se tornando cada vez mais comum. Pode ser usada para se referir a tudo, desde smartphones a casas inteligentes. Em poucas palavras, é a interconectividade entre todos esses diferentes dispositivos inteligentes que inundam o mercado e a Internet.

O Business Insider estima que até 2020 haverá mais de 24 bilhões de dispositivos IoT. Mas, assim como os computadores pessoais e a Internet mudaram o mundo como o conhecemos, a Internet das coisas também começará a mudar o mundo à nossa volta cada vez mais. Aqui estão algumas maneiras pelas quais as coisas podem mudar nos próximos anos.

Os aparelhos farão o trabalho por você

Alguma vez você já desejou não ter passado tanto tempo criando uma lista de compras, ou simplesmente fazer seu pedido e buscá-lo? Aparelhos inteligentes não estão apenas no mercado, mas estão fazendo cada vez mais.

Por exemplo, o refrigerador Family Hub da Samsung faz de tudo, desde tocar músicas de sucesso até gerenciar sua lista de compras. O conceito de gerenciamento de compras é bastante simples. Quando a porta da geladeira abre e fecha, existem três câmeras que tiram fotos do interior da geladeira. Você pode acessar as fotos do seu smartphone para ver o que está fora e o que precisa comprar.

A Internet se tornará mais um ecossistema

Embora tenha havido uma mudança na maneira como a Internet funciona, com as pessoas começando a conectar mais de um dispositivo a um hub, ainda existem muitos aplicativos e sites que funcionam independentemente um do outro online. À medida que mais e mais dispositivos se tornam inteligentes e se conectam a um hub central que é sua vida, sua vizinhança, sua cidade e seu mundo, a Internet se tornará mais um ecossistema.

Para que todos esses dispositivos compartilhem informações e funcionem com eficiência, eles terão que se tornar cada vez mais interconectados e seguros. Antivírus e um roteador com VPN (Rede Privada Virtual) são os requisitos mínimos para garantir que os aparelhos inteligentes não sejam invadidos por hackers. A segurança dos dispositivos é fundamental, porque estas ´coisas´ inteligentes gravam tanto a imagem quanto os diálogos dos seus donos.

A hospedagem em nuvem explodirá

A única maneira pela qual a Internet pode se tornar um ecossistema eficiente é através do uso de hospedagem cloud (em nuvem). A adição de sensores aos dispositivos não ajudará em nada se não houver uma infraestrutura básica para reunir os dados e enviá-los de volta no formato e idioma corretos. A única maneira de conseguir isso é com aplicativos baseados na nuvem. Não é possível que a IoT funcione sem a nuvem, porque a nuvem permite que seus aplicativos o sigam onde quer que você vá.

Os cuidados de saúde melhorarão

A própria natureza da IoT é adequada para os cuidados de saúde. Como ele já coleta e monitora dados de dispositivos, faz sentido que mais e mais médicos e o hospital utilizem tecnologia emergente para rastrear estatísticas vitais de seus pacientes. Alguns hospitais já começaram a usar camas inteligentes para informar os enfermeiros quando um paciente sai da cama e também podem se ajustar à posição mais confortável para cada paciente. Muitos desses dispositivos podem ajudar a diminuir o trabalho de enfermeiros sobrecarregados.

Diga não aos engarrafamentos

Nas principais cidades de hoje, na hora do rush, ir e vir do trabalho é um pesadelo. Imagine um mundo onde não apenas os carros sejam inteligentes, mas também as ruas e os semáforos. Se o fluxo de tráfego for mais pesado em uma direção, os semáforos poderão ser ajustados automaticamente para criar o tempo mais eficiente possível.

A rodovia inteligente já está em desenvolvimento e tornará as estradas mais eficientes em termos energéticos, usando energia solar e faixas brilhantes para reduzir a necessidade de lâmpadas de rua caras. A estrada inteligente também será mais segura, alertando para condições de gelo. Em teoria, a rodovia poderia até ser usada como um mecanismo de carregamento para carros elétricos.

A IoT tem tantas possibilidades que é impossível imaginar todas as mudanças que ocorrerão nos próximos anos. Uma coisa é certa, no entanto, estaremos vivendo em um mundo cada vez mais conectado quando se trata de eletrônicos, mas devemos ter cuidado com a Inteligência Artificial para não nos desconectarmos dos outros seres humanos.

Clique aqui para comentar ( )