O Instagram, a rede social do momento está revolucionando a forma de compartilhar fotografias e vídeos, abrindo uma nova porta às empresas para que promovam seus produtos e serviços. Você já as utilizou para potencializar sua campanha de E-mail Marketing? No post a seguir contarei como, mas antes aproveito para indicar o download grátis do simples e objetivo eBook “O ABC do E-mail Marketing”. Não perca!
Os smartphones permitiram tirar fotos e compartilhá-las facilmente na internet, mas o Instagram foi além, dando aos seus usuários a possibilidade de adicionar um toque diferente às suas imagens.
Através dos diferentes filtros que oferece, o Instagram permite que uma foto comum tenha o potencial de converter-se em uma imagem com muito mais atração visual, aumentando assim sua viralização.
Instagram como Ferramenta de Marketing
Abaixo segue alguns números que mostram o crescimento desta rede social nos últimos tempos. Por exemplo, alguns dados importantes do Instagram são:
? Possui uma média diária de 7.3 milhões de usuários ativos.
? 40% das marcas analisadas já incorporaram o Instagram à sua estratégia de Marketing Online.
? 20% das marcas analisadas contavam com mais de 10.000 seguidores em seus perfis.
Em 2013, esse crescimento foi ainda maior, de acordo a um relatório publicado recentemente por Olapic:
? Diariamente se compartilham 55 milhões de fotos.
? Instagram tem um total de 32 milhões de usuários, sendo a rede social com maior porcentagem de crescimento nos últimos tempos.
? O grau de engagement de seus usuários é 15 vezes maior que o Facebook.
Instagram + E-mail Marketing
Depois de ter lido essas surpreendentes estatísticas sobre o Instagram, você tem razões suficientes para que sua marca comece a ter presença nesta rede social. Mas se você já está presente no Instagram, o que espera para aproveitar seu poder e potencializar suas campanhas de E-mail Marketing?
Tenha em mente que o Instagram, ao contrário de Twitter, Facebook, Pinterest ou LinkedIn, está pensado para ser utilizado em dispositivos móveis, através de uma aplicação disponível para iOS e Android.
Mesmo que se possa acessar o Instagram através da web, nesse caso não contamos com a possibilidade de compartilhar fotos diretamente daí. A seguir 3 importantes dicas para. Vamos lá!
Adicione um Botão de Acesso Direto ao seu E-mail
Se sua marca é um usuário ativo no Instagram, sua campanha de E-mail Marketing é a melhor oportunidade para que seus assinantes conheçam seu perfil nessa rede social e descubram as fotos que sua marca esteja compartilhando.
Como você pode fazer isso? Muito fácil! Não se esqueça de adicionar em sua peça um botão com um link à sua conta do Instagram. Desta forma você poderá aumentar exponencialmente a quantidade de seguidores.
Estimule seu Engagement Incorporando #Hashtags
Assim como ocorre no Twitter, as hashtags são uma forma muito popular de etiquetar as imagens publicadas no Instagram com base em distintas palavras-chave que fazem referência à sua imagem.
Estimule a interação de seus assinantes com sua marca, enviando uma Campanha de E-mail convidando-os a que participem via Instagram de um concurso ou sorteio utilizando uma determinada hashtag. Você poderá depois republicar as imagens que hajam sido publicadas resolvendo uma tarefa e então escolher o ganhador.
Selecione e Compartilhe Conteúdo Valioso
Você sabia que o Instagram é uma excelente fonte de conteúdo visual de qualidade para compartilhar com seus assinantes? Aproveite ao máximo essa possibilidade!
Aproveite as hashtags para destacar e reconhecer os melhores participantes de seu concurso ou simplesmente compartilhe aquelas imagens que não necessariamente estejam conectadas à sua empresa, mas que respondam aos interesses do seu target.
É isso! Agora mãos à obra e coloque em prática todos os seus conhecimento sobre o E-mail Marketing. E repito, recomendo o download grátis do espetacular eBook “O ABC do E-mail Marketing”.