Fala criativos!
Hoje vamos falar sobre o assunto favorito de vários de nossos leitores: design de embalagem. Mais do que ser o simples invólucro de um produto, uma boa embalagem deve passar em uma série de quesitos antes de chegar as prateleiras de uma loja. Mas o que determina uma boa embalagem?
Parte crucial na criação de uma embalagem o que é o produto em sí? Qual a função que ele promete cumprir? De qual material ele é feito? Ele é delicado ou resistente? A partir disso você já consegue traçar uma série de limitações que vão lhe ajudar a criar uma embalagem.
Um exemplo bem legal em que esse aspecto foi levado em conta é a embalagem para transporte de plantas e flores criada pela designer Milena Wlodarczyk. Pensando que plantas deveriam ter uma embalagem mais sustentável que não utilizasse plástico e também pensando que flores e plantas precisam de uma embalagem com estrutura que seja rígida mas não as amasse ou danifique.
Outra questão mais importante é saber quem é o público-alvo deste produto? Como a sua embalagem pode se comunicar com esse público? E o quais são os interesses desse público em relação a essa categoria de produto? Aqui você consegue definir melhor a forma e design que sua futura embalagem terá.
Um exemplo bacana que aplica essa questão é o Dino Ice, criado por Sasha B. Perelman e Katya Mushkina, esse projeto picolé não só sabe muito bem para que público ele foi feito, mas também cria todo um conceito envolvendo dinossauros e que fecha com o produto a ser vendido (picolé).
Uma terceira questão muito importante é considerar o local de compra do seu produto, onde as pessoas vão comprar? O produto é vendido em um lugar físico e/ou uma loja digital? As pessoas terão a chance de ver e tocar o produto antes da compra? Essa questão ajuda a resolver certas questões logísticas e artísticas de embalagens, visto que se seu produto é apenas vendido online, é importante que sua embalagem seja resistente e não danifique o produto. Se seu produto é mais comumente vendido em lojas, é importante que a sua embalagem se destaque do restante.
Um ótimo exemplo que soluciona essa questão é o projeto de Melissa Archer chamado Handy Nails, me diga você se quando fosse comprar pregos na ferragem você não iria preferir levar esse produto do que outro que simplesmente é um saquinho cheio de pregos amontoados.
Outro projeto legal que se destaca dos demais produtos em seu segmento é o de Constantin Bolimond, com seu vinho CUP que cria a ilusão de xícaras amontoadas em sua estrutura, quase impossível não ser um destaque na seção de vinho.
E pra fechar um dos exemplos de embalagens mais legais que consegue pegar bem o espírito desses três questões: O Molocow , aproveitando o fato de que é uma embalagem de leite com o conceito de abdução alienígena, essa ideia consegue transmitir bem o conceito do produto para o público-alvo e ser atrativa no seu ponto de venda.
Uma ótima maneira prática e rápida de treinar a criação de embalagens é através do uso de mockups digitais, seja criando eles em 3D ou fotomanipulação. Para uma criação bem feita é necessário ter acesso a recursos de qualidade como texturas, fotos e vídeos.
Algo que pode facilitar muito na sua criação é ter acesso a imagens diversas e de boa qualidade, um bom lugar para encontrar estas para uso em sua arte, é o Fotolia da Adobe, um banco de imagens líder mundial, que dá acesso instantâneo a mais de 62 Milhões de imagens, vetores, ilustrações e videoclipes, ou seja, um excelente material não só para estudar mas para trabalhos diversos!