Publi e MKT Como fazer uma base de dados crescer para e-mail marketing?

Como fazer uma base de dados crescer para e-mail marketing?

Por Design Culture

“Quero fazer e-mail marketing mas tenho uma base de dados muito pequena. Como posso fazê-la crescer?”

Não há uma única resposta mágica, mas a chave está sempre em promover a cadastro na sua newsletter. E para isso aqui deixamos 22 recomendações:

1) Comece pelos seus instrumentos de contacto comercial direto. Assegure-se de que o seu cartão de empresa (bem como o de todos os seus colaboradores) inclui uma frase a convidar à cadastro na sua newsletter.

2) Estimule a sua equipa comercial a obter autorização dos contatos telefônicos para os cadastrar na newsletter. Dê-lhes uma recompensa por cada e-mail válido captado com permissão desses contatos.

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3) Coloque na assinatura automática de todos os seus e-mails (e no de todos os seus colaboradores) um link de cadastro na sua newsletter.

4) Confirme que há um link bem visível para cadastro na newsletter em todas as páginas do seu website. Considere também fazer aparecer automaticamente um convite ao cadastro (numa layer ou popup) se o visitante estiver mais do que um certo número de minutos no site.

5) Dê algo de valor aos seus visitantes online para ficar com os contatos deles. Por exemplo, ofereça um estudo interessante em PDF no seu site imediatamente acessível só a quem se cadastrar na newsletter. Os autoresponders do E-goi são ideais para esta função.

6) Anuncie no site promoções e descontos exclusivos para os visitantes que se inscrevam na newsletter.

7) Quando alguém sair do seu site, considere a possibilidade de fazer aparecer automaticamente uma janela a relembrar o cadastro na newsletter.

8) Inclua um botão “enviar a um amigo” em todas as páginas do site para potenciar o boca-a-boca e trazer mais visitas.

9) Optimize o SEO do seu site para que apareça nos lugares cimeiros dos motores de busca. Quanto mais visitas, mais possíveis subscritores.

10) Não se esqueça dos canais offline, como feiras e eventos. Leve sempre consigo fichas de cadastro na newsletter e incentive os visitantes do seu stand a preenchê-los para receberem informações sobre a sua empresa mais tarde.

11) Durante o evento, sempre que alguém lhe deixar um cartão, pergunte à pessoa se a pode cadastrar na sua newsletter para ficar informada sobre a sua empresa. Depois do evento, copie para um ficheiro Excel (ou introduza directamente no E-goi) os dados dos cartões com que ficou.

12) Promova o seu próprio evento. Pode ser a inauguração de uma nova loja, um workshop, uma exposição, etc. É óptimo para reunir os seus clientes e amigos e aproveitar para os convidar ao cadastro na sua newsletter.

13) Tem uma base de dados de clientes com moradas postais mas muito poucos e-mails? Envie-lhes uma carta a oferecer um brinde caso se inscrevam na newsletter online.

14) Faça uma parceria com associações empresariais com o objectivo de promover a sua empresa (e convidar à cadastro na newsletter) junto das respectivas bases de dados de associados.

15) Faça uma parceria com uma empresa não-concorrente para que as newsletters de ambas as empresas tenham um espaço onde possam promover-se mutuamente. Por exemplo, reserve para si um espaço promocional na e-news dessa empresa com um convite ao cadastro na sua própria newsletter. A outra empresa fará o mesmo.

16) Em cada newsletter enviada, não se esqueça de desenhar um botão bem grande e apelativo com a mensagem “Enviar a um amigo”. Use os códigos do E-goi para transformar esse botão num link de recomendação.

17) Ofereça um desconto ou um presente a cada subscritor que recomende a newsletter e consiga que 10 amigos se inscrevam.

18) Se o E-goi o avisar de clientes com e-mail inválido ou abandonado, e você tiver o número de celular desses clientes, envie-lhes uma SMS através do E-goi a pedir-lhes para atualizarem os seus dados de contato.

19) Potencie a criação de uma comunidade interessada na sua empresa. Use, por exemplo, o Facebook ou o Ning para criar rapidamente uma comunidade online.

20) Depois de criar a sua rede no Facebook, tente granjear o maior número possível de seguidores. Para isso, coloque regularmente informações no seu perfil que sejam suficientemente interessantes para que os seus seguidores as transmitam logo a outras pessoas. Sempre que possível, inclua nessas informações o link de cadastro na newsletter.

21) Personalize a sua própria página do Facebook com um formulário de cadastro direto na sua newsletter.

22) Por último, já que falamos de redes sociais, não se esqueça do Twitter. Abra uma conta nesta rede social e sempre que enviar uma newsletter faça também um tweet com o link respectivo.

E pronto! Esperamos que estas dicas lhe sejam úteis. Se as seguir rigorosamente, a sua base de dados de e-mail marketing tem todas as condições para crescer a um ritmo galopante a médio e longo prazo.

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