Como organizar o dia a dia no Home Office

Como organizar o dia a dia no Home Office

Por Iran Pontes

O Home Office transformou toda a rotina de trabalho de milhares de pessoas ao redor do mundo nos últimos anos. A princípio, o trabalho remoto gerou muitas incertezas e uma queda significativa no rendimento de diversos colaboradores acostumados ao ambiente de trabalho tradicional. 

Porém, com o prolongamento da pandemia da Covid-19 e com as novas perspectivas de trabalho no mundo corporativo, o Home Office foi adaptado aos poucos e hoje enfrenta novos desafios, como a organização e otimização desse trabalho em meio a rotina do dia a dia.

Muitas empresas afirmam que irão continuar com o trabalho remoto mesmo após a pandemia ser controlada, como é o caso da Nestlé e da BMG.

Em contrapartida, muitos funcionários ainda se queixam de diversas situações enfrentadas no Home Office, como a distração, isolamento social, problemas com a internet e até mesmo dificuldade de adaptação ao horário de trabalho.

Pensando nisso, separamos algumas dicas importantes que irão te ajudar a organizar o dia a dia do Home Office, evitando distrações e elaborando novas maneiras de conciliar a rotina diária às demandas do trabalho.

Defina os horários de trabalho

Ter os horários de trabalho pré-determinados ajuda a manter a organização do dia a dia, ter mais concentração e principalmente a manter o foco nas tarefas que serão realizadas.  

Muitas vezes, o Home Office abre possibilidades para que as pessoas aumentem ou diminuam a carga horária de trabalho, devido à flexibilidade de horários que o trabalho remoto oferece. Quantas vezes você já deu aquela conferida no e-mail profissional fora do horário de trabalho?

Tudo isso se tornou comum com a flexibilidade de horários do Home Office, por isso é muito importante estipular os horários para o trabalho, com início e fim, respeitando os intervalos para refeição como se estivesse no trabalho presencial.

Toda a maleabilidade dos horários juntamente a falta de organização do tempo pode interferir de forma negativa na produtividade ou até mesmo na saúde mental e física do colaborador, que se esforça para compensar o tempo perdido.

Portanto, assim como definir os horários de trabalho no Home Office, determine os horários de todas as outras atividades que você irá realizar ao longo do dia, como alimentação, academia ou demais compromissos. Além de conferir vagas para home office para conseguir aquele trabalho remoto.

Ter uma rotina de horários organizada gera mais autonomia no tempo, aumenta a produtividade e gera mais disciplina.

Determine um espaço específico para o trabalho

Ter um espaço adequado destinado apenas ao trabalho é essencial na rotina de Home Office, pois será o lugar no qual você irá passar grande parte do seu dia e gastar grande parte da sua energia.

Ou seja, é necessário reservar um lugar agradável, confortável e que preserve o silêncio necessário para executar o trabalho da melhor forma possível sem grandes interferências.

Trabalhar direto da cama ou do sofá pode causar grandes danos à saúde e interfere diretamente no baixo rendimento, pois são lugares que estimulam uma postura corporal inadequada e passam a sensação de momentos de descanso e não de trabalho.

Com isso, invista primeiramente em uma mesa e cadeira confortáveis, que respeitem a postura ideal para o seu corpo e que atendam às necessidades do seu Home Office. Além disso, é importante priorizar lugares com boa iluminação e baixa distração.

Vista-se para o trabalho

Assim como ter um lugar específico para o Home Office, vestir-se de forma adequada também é um importante estímulo positivo no trabalho remoto.

Trabalhar de pijama pode passar uma mensagem de momento de descanso para o nosso cérebro, assim como trabalhar diretamente da cama ou do sofá. Tudo isso influencia a ter baixa produtividade e dificuldade de se concentrar no trabalho proposto.

Uma dica é se vestir como se fosse trabalhar no modo presencial, pois ajuda a manter a normalidade do trabalho durante a rotina e estimula o foco.

Evite contato com o celular

Qual a primeira coisa que você faz ao acordar? Ou qual o primeiro item você utiliza no seu dia a dia? Para a maioria das pessoas, checar o celular já faz parte das primeiras ações do dia a dia e virou uma rotina. 

Seja para responder mensagens no Whatsapp, responder um e-mail profissional ou pessoal e até mesmo olhar as notificações no Facebook, o celular está sempre presente. 

As pessoas estão conectadas em tempo integral, sempre a um clique de uma novidade nas redes sociais. No Home Office, as distrações são inúmeras e o celular é um dos maiores desafios para quem busca se concentrar no trabalho.

Limitar o tempo de uso em aplicativos, desativar notificações e manter o celular em locais afastados são algumas táticas que podem ajudar no trabalho remoto, pois dificulta o acesso ao celular e faz com que o tempo no trabalho renda mais. 

Um dia típico no ambiente de trabalho é geralmente composto por maiores limitações quanto ao uso do celular, diferente do trabalho remoto onde o indivíduo possui maior liberdade e flexibilidade para passar o tempo no Instagram, Facebook e demais aplicativos.

Faça uma lista de tarefas diárias

Estipular tarefas durante o dia é uma forma de organizar a rotina e aumentar as chances de êxito no final do expediente. Para muitas pessoas, cumprir com todas as demandas do Home Office pode ser desafiador.

Muitas vezes durante o dia nos deparamos com estímulos que comprometem todo o cronograma de trabalho, como um programa de TV, checagem do e-mail pessoal ou e-mail profissional, posts no Instagram, dentre outras distrações citadas anteriormente.

Para evitar que isso aconteça, é importante fazer listas que contemplem até mesmo os horários e intervalos de lazer, os quais serão utilizados para organizar os e-mails pessoais, e-mail profissional, dar uma olhada nas redes sociais, conversar com amigos, dentre outras possibilidades.

Ter tudo isso registrado em listas gera maior organização durante o dia sem excluir as tarefas relacionadas ao entretenimento e descanso, pois essas atividades também são importantes para o indivíduo e fazem parte do dia a dia.

Uma dica é anotar todos os compromissos do dia em formatos de listas, podendo utilizar até mesmo aplicativos e plataformas como o Todoist. Ao final de cada tarefa realizada, é possível sinalizar como concluída e ter mais controle sobre o que é feito durante o dia.

As principais atividades do trabalho e com prazos mais recentes devem ser priorizadas no topo da lista, enquanto as demais atividades devem ser listadas logo em seguida, com os respectivos prazos estipulados.

Dessa forma, os afazeres do dia seguem um fluxo mais direcionado e centralizado, pois assim você consegue maior domínio sobre os prazos do trabalho sem abrir mão dos momentos de distração e lazer.

Mantenha uma rotina estabelecida

Os hábitos só se tornam hábitos a partir de uma determinada repetição ao longo da vida, logo, manter uma rotina de tarefas é importante para quem trabalha no Home Office.

A partir de todas essas dicas, é possível manter uma rotina pré-estabelecida, de acordo com os horários estipulados e seguindo uma lista de tarefas e compromissos a serem realizados.

As chances de se perder durante o trabalho e os estímulos de casa são inúmeras, portanto, é essencial seguir um padrão diário de atividades, com horários para início e fim do expediente, horários para as demais atividades e um local específico para o trabalho.

Por mais desafiador que seja, o ser humano é completamente adaptável e se molda de acordo com o ambiente e os hábitos que são executados com frequência.

Conclusão

Conciliar a rotina do dia a dia com o Home Office não é mais uma medida temporária para grande parte das pessoas, visto que o trabalho remoto veio para ficar, mesmo que de forma intercalada com o trabalho presencial.

Dessa forma, é preciso repensar as formas de trabalhar em casa sem que isso comprometa o dia a dia do colaborador por completo, alterando o mínimo possível os horários que eram cumpridos no trabalho presencial e realizando os ajustes necessários na rotina.

Apesar de toda flexibilidade que o Home Office oferece, é importante manter a disciplina, organização e planejamento do dia para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Confira também

Portal Design Culture

O Design e a educação movem nossas vidas.

Orgulho de ser de Pernambuco.

Uma empresa embarcada no Porto Digital

Hospedado na Imaginare Digital.

inspiração Em seu e-mail

© Portal Design Culture 2024  – Termos de uso e política de privacidade

Layout por: Estúdio IP/M

Desenvolvido por: O Plano A