UX ou experiência do usuário é um overlap de várias disciplinas e processos que envolvem o desenvolvimento de um produto digital. Saber quais são esses steps é fundamental para uma boa experiência de uso de qualquer produto digital. Sendo assim, vou listar os pontos chaves para você implementar na sua estratégia de UX.
Design de interação
Sem interações, o seu usuário não consegue interagir com o seu site ou app. O design de interação se caracteriza de como é a interação humano-computador e como isso ocorre. Seja cliques, rolagens, swipes, são partes essenciais da boa interação. Sem isso a experiência é afetada e gera uma rejeição do usuário para os próximos acessos. Pense nisso como forma vital e essencial do seu produto. Quanto melhor a interação, melhor a experiência e maior a satisfação.
Interface do usuário (UI)
Créditos: Fotolia da Adobe
Não confunda UX com UI. Do inglês, user interface, é a sigla que classifica todos os aspectos que o usuário irá interagir com a interface. Botões, listas, imagens, menus, etc. Tudo faz parte da interface do usuário. Isso também quer dizer que segue a guideline da marca e traz uma experiência satisfatória em contrastes, pesos e prioridade de informação. Uma boa interface guia o usuário a saber onde está e o que tem que fazer para executar a tarefa que busca. Não polua sua interface e nem ignore as convenções do design, pois elas definem uma grande parte da experiência do usuário.
Design visual
Nós seres humanos somos esteticamente dependentes. Isso quer dizer que o que não segue um padrão bonito, geralmente é rejeitado. Existem muitos conceitos de esteticamente agradável. Isso vêm de experiências de interfaces e contexto de uso que cada usuário possui. Quanto ao design visual, estamos falando de aspectos de tipografia, ilustrações, layout e até de espaços em branco. 94% das primeiras impressões positivas de um site ou um app está relacionado com a estética visualmente agradável. Seu usuário pode até não ver todas as interações ou nuances que você estiver trabalhado mas com certeza o visual será fator determinante do seu uso.
Tipografia
Créditos: Fotolia da Adobe
Pode parecer que não, mas a escolha da fonte para o texto que será exibido é tão crucial quanto o restante do projeto. 95% da interface é composta pela tipografia. Se o usuário não consegue ler a informação ou tem dificuldade de identifica-la, com certeza isso afetará na experiência global.
Usabilidade
Usabilidade é o mínimo de UX. Se o público não consegue utilizar a sua interface, provavelmente eles não vão querer utiliza-las. Diminuir a carga cognitiva e a curva de aprendizagem é o mínimo que a sua interface ou site tem que ter, pois isso fará que o usuário se identifique e realize a tarefa de forma mais assertiva. A usabilidade é essencial.
Arquitetura de informação
Créditos: Fotolia da Adobe
A arquitetura de informação é de extrema importância dentro do processo de UX. Isso corresponde a criação de uma estrutura que permite que o usuário saiba onde ele está, pra onde tem que ir e o que tem que fazer dentro do site ou app. A arte de organizar as informações é o que permite que o usuário não se frustre e que volte a utilizar a interface.
Conteúdo
O seu produto digital tem que ser o melhor forma de fornecer a informação para o usuário de acordo com o que ele busca. Além de só informar, o conteúdo permite que você crie um vínculo duradouro com o seu usuário. O conteúdo pode ser desde imagens, textos, sons, videos ou mídia social. Esta interação com o seu usuário permite fortalecer a marca e constrói a imagem de conhecimento e liderança sobre o que você está entregando para o usuário.
Funcionalidade
Se o seu produto digital funciona é o mínimo que você pode fazer para o seu usuário. Quando falamos de funcionar, estamos falando que o usuário consegue completar a tarefa sem problemas de uso e funcionalidades. 88% dos usuários não voltam a utilizar o produto ou serviço por conta da má experiência que encontra em seu uso.
Conclusão
Certifique-se que o seu produto aborda estes pontos para que a experiência seja a melhor possível. Os processos dentro do mundo de UX são todos importantes para criar um produto de sucesso.
Este post foi originalmente postado em blog do Usabilla
Achou útil? Comenta aí.
Até a próxima.