Concorrências criativas e logotipos (semi) exclusivos

Árvores humanas

O logotipo tem uma função que é muito nobre e ao mesmo tempo muito simples: ser a “cara”, o rosto, a imagem de uma empresa.
E no design, esse é um campo tão maluco que vem fomentando, geração após geração, a guerra “Logotipo” x “Logomarca” – hehehehe. Também proporciona histórias inusitadas como um logotipo de uma empresa que ganhou fama mundial mas que custou U$ 15,00; ou o logotipo que uma grande empresa inventou de alterar a cor e foi processada pelo criador, e por aí vai…

Eu, particularmente, sou muito metódico com a criação de logotipos. Mesmo na época do meu aprendizado em sala de aula. Lembro até de uma vez, em um exercício de redesign, ter uma discussão acalorada com um certo professor – mas ele estava com a razão (alô Scodiero, você é excelente)!

Hoje e dia, as redes sociais, as tecnologias e a globalização tem proporcionado uma prática que vem crescendo e com isso tem os seus “lovers” e também os seus “haters”: a CONCORRÊNCIA CRIATIVA!

Não vou entrar no mérito da questão, mas vou resumir aqui de forma bem sucinta essa prática:

– um cliente contrata, para a criação de seu logotipo, uma plataforma onde designers estão cadastrados;
– esse cliente paga R$ 100,00, por exemplo;
–  a plataforma lança o concurso para captar os interessados;
– após o período estabelecido, o cliente escolhe o logotipo que é mais adequado em seu entendimento;
– o designer que desenvolveu o logotipo e venceu a concorrência, fica geralmente com 50% do valor que o cliente pagou para a plataforma – nesse caso, R$ 50,00;
– a plataforma fica com os outros 50%;
– todos saem felizes…

Ou nem tanto. Porque um dos problemas que foi identificado e registrado pelo designer Giovanni Tondini é que essa prática tem uma tendência de oferecer logotipos que, talvez, por MERA COINCIDÊNCIA são um tanto quanto parecidos.

E por que eu trago esse assunto? Estava fazendo um estudo sobre logotipo, gestalt e afins quando me deparo – no blog Publicinove – com uma postagem interessante que seria irônica se não fosse trágica.  O post traz uma compilação das coincidências encontradas  pelo designer Giovanni Tondini do site GT Graphics. Veja essa galeria:

A pesquisa dele vai continuar. Você pode acompanhar as atualizações clicando aqui.

E você!? Quando o assunto é concorrência criativa… Você é a favor!? É Contra!? Por quê!?

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