Para celebrar a produção original da HBO, a plataforma de streaming Max lança campanha de marketing 360º com filtro para as redes sociais, caracterização do vilão e presença nos principais marcos da capital paulista
No último mês, a nova série HBO Original, produzida em parceria com a DC, PINGUIM, chegou no canal por assinatura e na Max. Para celebrar sua aguardada estreia, a plataforma de streaming trouxe uma campanha integrada para o Brasil com destaque para uma denúncia bem-humorada em um dos telejornais de maior audiência do Brasil. Durante o programa “Cidade Alerta” na Record, a Max apresentou uma ação inovadora para divulgar a nova produção. Criando uma peça em formato de “matéria jornalística”, o apresentador Luiz Bacci expôs o vilão em tom de denúncia, revelando seus crimes e intenções enquanto cobrava as autoridades por providências, além de convidar as pessoas a verem o novo mafioso em ação todo domingo, na plataforma.
https://www.instagram.com/reel/DAt5CH9Ph0w/
“Já que o Pinguim é um criminoso em ascensão que quer dominar Gotham, a ideia da ação é traçar seu perfil e dar o tom da trama em um dos programas jornalísticos de maior audiência do Brasil. Nosso objetivo foi apresentar esse vilão enigmático e clássico do universo DC em um formato inovador e divertido. Oz Cobb está dominando a cidade e buscamos trazer esse sentimento para São Paulo por meio de todas as ações on e offline da campanha de lançamento”, comenta Clara Volpi, diretora de Marketing da Warner Bros. Discovery. Outro ponto importante da trama da série que foi trazido nas ações da campanha foi a transformação de Oz Cobb. Na produção, o ator Colin Farrell passa por uma impressionante caracterização para interpretar o personagem, que abrange dos figurinos às próteses faciais e à maquiagem de efeitos especiais. Já na Max, o comentarista da TNT Sports, Ricardo Martins, foi o escolhido para viver o vilão. Para contrapor com o Pinguim de Farrell, criado por Matt Reeves, o jornalista se transformou no personagem clássico dos anos 1990, idealizado por Tim Burton e vivido por Danny DeVito. A ação foi ao ar durante o programa Melhor da Liga e contou com ativações durante os jogos da Champions League. Confira os vídeos no Instagram e TikTok.
Oficialmente invadindo a capital paulista, PINGUIM também teve seus pôsteres espalhados por São Paulo em relógios e pontos de ônibus. Já para as ações online, a Max lançará em 21 de outubro um filtro especial da produção criado para o TikTok. O filtro Pinguim: Escolha o Vilão em breve estará disponível também no Instagram. A plataforma também selecionou um time de influenciadores que terão como foco a criação de conteúdo para amplificação da campanha abordando pontos focais da história. Inspirados na estética da série e de seus personagens, cinco criadores de diferentes nichos produzirão maquiagens, looks e nail arts para “dominar a cidade” até o final da temporada.
Por fim, a Max também se uniu à Claro para uma ação que reforça o posicionamento da série, “A Cidade será sua”. Retomando a ideia de um chefão da máfia que toma a cidade de Gotham, a divulgação consiste em um fake Out of Home que traz o guarda-chuva, item característico do personagem, sobrevoando a cidade de São Paulo e passando por pontos turísticos famosos da capital, como a Estação da Luz. O guarda-chuva termina quebrando um relógio de rua no meio da avenida Paulista, principal cartão postal paulistano, como um complemento físico à ação digital.
PINGUIM estreia novos episódios todos os domingos, às 22h, na HBO e na Max. A série tem produção executiva de Matt Reeves, Dylan Clark, Colin Farrell, Lauren LeFranc, que escreve e atua como showrunner, Craig Zobel, que dirige os três primeiros episódios, e Bill Carraro. Baseada nos personagens criados para a DC por Bob Kane e Bill Finger, a série é produzida pela 6th & Idaho Productions, de Reeves, e pela Dylan Clark Productions, em associação com a Warner Bros Television, onde Reeves e a 6th & Idaho estão sob um acordo geral, e com a DC Studios. Daniel Pipski também é produtor executivo.?