
Nota-se um bom design quando há um diálogo real entre o conceito visual criado e a proposta do negócio. Um dos pontos mais relevantes a se considerar durante o planejamento do design é que ele deve ser pensado para os consumidores. Isso nos leva a uma competência fundamental para os atuantes da área, que é e continuará sendo um tópico recorrente aqui no blog: a capacidade de ser empático.
A empatia nutri a conexão. Criar algo pensando nas pessoas que de fato irão interagir com o que está sendo criado, torna o processo mais objetivo e o resultado mais eficaz. Um estudo feito por Theresa Wiseman, uma estudiosa de enfermagem, onde ela estuda diversas profissões em que a empatia é um fator determinante, traçou quatro qualidades intrínsecas da empatia:
Mudança de perspectiva;
A capacidade de assumir a perspectiva de outra pessoa ou reconhecer sua perspectiva como verdade;
Ficar longe de julgamentos;
Reconhece emoções em outras pessoas e comunicar isso.
Segue abaixo algumas peças para fins de inspiração, que, obviamente, foram feitas por designers capazes de se colocarem no lugar do público. Proporcionando para ele, uma boa experiência.
- Presentation by: Duda Bueno
- Presentation by: Duda Bueno
Créditos e mais referências inspiradoras em Criativebloq e Duda Bueno Behance. Espero que tenham se inspirado. Até semana que vem!
Referencial teórico: Dr. Brené Brown – Empathy vs Simpathy.