Design Design centrado ao usuário (CDU)

Design centrado ao usuário (CDU)

Por Design Culture

Olá pessoal! Primeiramente, precisamos saber o que é CDU, basicamente entendam como uma abordagem que requer não só que os designers prevejam como os usuários de um determinado produto irão utilizar uma interface, mas o que também testem a validade de suas suposições como usuários reais.

Por que envolver os usuários nessa?

– Validar as ideias;

Com a resposta certa para o problema, precisamos que os usuários nos ajudem em desenvolver melhor e com mais praticidade.

“A prática de criar produtos de forma que os usuários sejam capazes de utilizá-las com o mínimo de stress e o máximo de eficiência” ? Woodson, 1981

– Abrir a equipe para novas ideias;

Quando o que foi pensado não dá certo, precisamos recorrer para algo novo e por isso é importante o teste com usuários.

– Diminuir custos de retrabalho;

Acho que o leitor já passou por isso alguma vez. Fazer um trabalho e ele não rende o esperado ou então pela insatisfação do cliente temos que o refaze-lo desde o começo. Isso pode ser algum erro de comunicação ou até da própria pesquisa feita erradamente.

– Evitar o desenvolvimento de excesso de informações e funcionalidades inúteis.

O excesso de informação pode confundir o usuário ou também forçando a pensar em sua ação. O sistema/dispositivo, seja lá qual for seu projeto, ele tem que ter interação com usuário, o deixando a vontade sem gerar nenhum stress, e nada melhor do que coloca-lo para interagir na pesquisa.

O processo, basicamente, se resume em:

1)     Pesquisar e compreender a utilização do produto

2)     Incorporar os resultados no projeto

3)     Produto mais adequado para os usuários.

Principais técnicas:

1)     Entrevista com os usuários; Perguntas e respostas frente a frente com o usuário.

2)     Observação em campo; Observar como se comporta o usuário com determinado produto e assim fazer anotações e após isso tomar conclusões baseadas nas observações.

3)     Questionários; Também são perguntas e resposta, mas não necessariamente frente a frente com o usuário, isso pode ser feito em algum serviço de questionário online.

4)     Card Sorting; É uma metodologia utilizada para o estudo do agrupamento mental de conceitos pelos utilizadores, para que se consiga desenvolver uma arquitetura de informação centrada no utilizador, maximizando a probabilidade de uma pessoa encontrar o que pretende.

5)      Definição de personas; Especificação de personagens que representem perfis de usuários do produto que está sendo projetado.

6)     Prototipação; É uma técnica de baixo custo para validar ideias e testar conceitos durante um projeto de design de interação.

7)     Teste com usuários; A técnica consiste em literalmente testar o usuário no projeto em que foi desenvolvido e assim fazendo observações nos erros e nos acertos para evitar o retrabalho.

 Conclusões:

As decisões são tomadas a partir dos dados coletados; O produto criado tem mais valor: Mais fácil e mais prazeroso e diminui o tempo do retrabalho.

CDU

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