Design na escola pública

Para quem não sabe, as Escolas Técnicas Estaduais de Pernambuco por meio da Secretaria de Educação PE oferecem ensino profissionalizante (cursos técnicos gratuitos) em diversas áreas, como por exemplo, Design de Interiores, Design Gráfico e Marketing.

A Escola Técnica Estadual Miguel Batista, localizada na Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar, Nº 7487, no bairro da Macaxeira, na cidade do Recife oferece os cursos técnicos de Design Gráfico e Design de Interiores na modalidade Integrada com o Ensino Médio e na modalidade Subsequente. Para ingressar nos cursos é necessário participar da prova do processo seletivo. Os concluintes recebem certificado/diploma de nível técnico profissionalizante.

A ETE Miguel Batista foi inaugurada em abril de 2014 com objetivo central de ofertar uma educação Integral e Profissional de qualidade para os estudantes desenvolverem competências satisfatórias, não apenas para a demanda de um mercado de trabalho exigente, mas também contribuir no crescimento holístico e na integralidade de educando e educanda.

No turno do Integrado do Ensino Médio, as aulas são pela manhã e à tarde, enquanto que o Subsequente atende à jovens e adultos que tenham concluído o Ensino Médio e buscam conhecimentos para melhorar oportunidades no mercado de trabalho.

Desenho de Representação e Observação – atividade de pontilhismo
Atividade de Desenho de Observação

O Curso Técnico em Design de Interiores tem como objetivo formar profissionais para atuar na elaboração de projetos de interiores de acordo com os princípios da ergonomia e do conforto do ambiente, considerando os aspectos éticos, estéticos e funcionais, bem como os culturais e históricos, respeitando o meio ambiente e contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo da região. O currículo é composto por várias disciplinas técnicas, como por exemplo: Desenho de Representação e Observação, História da Arte e do Design, Design Thinking, Desenho Arquitetônico, Desenho Técnico e Perspectiva.

Já o Curso Técnico em Design Gráfico tem como objetivo formar profissionais capazes de criar, planejar, produzir e executar projetos de comunicação visual que possam suprir as necessidades e expectativas do mercado, tendo como base uma atuação ética e crítica, respeitando os direitos referentes à propriedade intelectual, acessibilidade, usabilidade e sustentabilidade, além de contribuir para mudanças sociais, econômicas e culturais. O curso oferece disciplinas como: Desenho e Ilustração, Computação Gráfica – Imagens e Vetores, Planejamento Visual, Mídias Digitais, entre outras.

Atualmente a ETEMB conta com um Espaço 4.0, um ambiente de aprendizagem que busca integrar tecnologia, inovação e educação para promover uma experiência de ensino mais dinâmica e colaborativa. Esses espaços foram implementados nas escolas estaduais de Pernambuco como parte do programa Educação 4.0, que busca modernizar o sistema educacional do estado.

Aos poucos a Cultura do Design vai avançando a passos lentos, difíceis e resistentes!

A ETEMB oferece ainda o Curso de Design Gráfico na modalidade EAD.

Para maiores informações segue o site da escola:

https://etemb.com.br/

Related posts

LG demonstra suas soluções digitais com IA para mercado B2B na Infocomm 2024

LG é a Parceira Tecnológica Exclusiva da CASACOR SP 2024 pelo Sétimo Ano Consecutivo

WWDC 2024: Uma Nova Era de Inovações da Apple